Em pleno voo

Entrevista com Thiago de Castro, autor do novo livro infantil da Voo, “As viagens de Carlos”.

Editora Voo - Entrevista com Thiago de Castro, autor do novo livro infantil da Voo, “As viagens de Carlos”.

A convite da Voo, Thiago de Castro, autor e ilustrador do novo livro infantil da Voo, As viagens de Carlos, respondeu a algumas questões sobre o seu processo criativo e apresentou o contexto que deu origem ao Carlos, personagem principal da narrativa.

Confira abaixo!

Voo – Qual foi o seu maior desafio ao escrever e ilustrar “As Viagens de Carlos”?

Thiago – Considero todo o processo como um desafio duplo, porque escrevia a narrativa enquanto desenhava. O livro nasceu, primeiramente, no desenho, então tive de pensar toda a história conjuntamente para que texto e ilustração dialogassem com coerência até o final.

Voo – O que inspirou você a escrever um conto infantil urbano?

Thiago – Acho que minha própria experiência como morador de uma grande cidade, de observar muito as pessoas e os lugares, caçando gestos e histórias. A ideia de fazer uma história infantil surgiu com a possibilidade de brincar com a realidade e colocar o protagonista em situações extraordinárias e surreais, mesmo que na dureza da vida urbana.

Voo – Qual foi a sua referência para a concepção do personagem Carlos?

Thiago – Carlos representa todos aqueles que vão e vêm nos transportes coletivos das grandes cidades. É um trabalhador. A referência surgiu daí. Já o traço tem muita referência do autor e ilustrador Renato Moriconi, que também cria histórias urbanas fenomenais.

Voo – As ilustrações do livro são lindas e únicas! Qual foi a sua ideia inicial e como chegou ao resultado que vemos hoje no livro?  

Thiago – Sobre as ilustrações, a ideia era fazer as pessoas nesse estilo rabiscado mesmo, misturadas em linhas e ranhuras, para que o leitor tentasse descobrir quem era o personagem-título. Nas grandes cidades, em meio à multidão, muitas vezes nos percebemos como só “mais um”, diluídos e bovinos. Aos poucos, o personagem se destaca e ganha protagonismo na página. Do coletivo partimos para o individual, para a história pessoal que cada um carrega, indo e vindo do trabalho. 

Voo – Qual sentimento você espera despertar nos leitores mirins ao finalizar a leitura do livro?

Thiago – Isso é muito difícil de responder. Acho que a interpretação de um livro pode ser tão larga que fica difícil definir o que o leitor sentirá, mas, se houver alguma identificação com o protagonista ou se a narrativa regar neles a vontade de sonhar, já terá valido a pena.

Quer conhecer melhor a obra? Clique aqui e confira o perfil no Instagram do autor! Ele fez uma série especial de postagens em que falou com mais detalhes sobre o processo criativo do livro.

Somente até 03/03, o livro estará com desconto especial de pré-venda no site da Voo. Aproveite!

Postado em: 14 de fevereiro de 2021

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

mais posts

Editora Voo - Confira a trajetória de sucesso e impacto da obra “A menina que abraça o vento”, desde o seu lançamento em 2017.

Confira a trajetória de sucesso e impacto da obra “A menina que abraça o vento”, desde o seu lançamento em 2017.

E não é que a história da Mersene, a pequena congolesa que se refugiou com a mãe na cidade do Rio de Janeiro, vem conquistando…
leia mais
Editora Voo - Livro Reinventando as organizações chega ao Brasil

Livro Reinventando as organizações chega ao Brasil

Faça parte dessa transição para a nova economia. Contribua e garanta o seu exemplar do livro de Frederic Laloux.
leia mais
Editora Voo - “Negócio Incomum” traz lições da icônica Patagonia

"Negócio Incomum" traz lições da icônica Patagonia

A Editora Voo traz ao Brasil o livro que comemora os 50 anos da Patagonia, a marca americana icônica entre os praticantes do montanhismo e…
leia mais
Editora Voo - Raul Santahelena em noite de autógrafos no Nex do Rio

Raul Santahelena em noite de autógrafos no Nex do Rio

A noite foi de muitos encontros, bate-papo e autógrafos para nosso autor Raul Santahelena, no lançamento do livro Truthtelling – Por marcas mais humanas, autênticas…
leia mais

Este site usa cookies

Para otimizar sua experiência de navegação, usamos cookies. Ao continuar no site, assumimos que você concorda com nossa Política de Privacidade.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as últimas novidades!