Em pleno voo

O Voo para um Futuro Melhor se adaptou! Em um novo formato, o projeto continua impactando muitos jovens.

Editora Voo - O Voo para um Futuro Melhor se adaptou! Em um novo formato, o projeto continua impactando muitos jovens.

Durante a pandemia, o projeto, que antes acontecia com mediação de leitura e oficinas literárias presenciais, se adaptou em um formato on-line.

Agora, a contação de histórias acontece por meio de videochamadas com a escritora, musicista e experiente contadora de histórias Beatriz Myrrha.

Confira abaixo o relato dela:

Ao nascer vivemos sob algumas leis universais, tais como, toda ação tem uma reação. Essa lei não é apenas da física, mas funciona nos nossos sentires, pensares e agires.

A cada dia mais jovens são encarcerados por cometerem delitos ou crimes bárbaros. Agora eles precisam pagar por isso. Mas antes, precisam aprender essas leis que regem nossa vida nesse mundão, as leis que regem nosso país, nossa sociedade, as formas ideais de convívio. Aprender sobre seus deveres e sobre seus direitos, e que fazem parte de uma comunidade e quem sabe, fazê-la acontecer com amor, altruísmo, troca, responsabilidade, jardinagem do mundo que desejam.

Então, fui convidada pela Editora Voo para fazer parte do projeto “Voo para o futuro”, que leva literatura aos jovens reclusos no CENSE de Curitiba. Com a pandemia a equipe da Voo e da sua parceira Freguesia do Livro impedidas de estar com eles pessoalmente, resolveram tentar um trabalho online de narração de histórias com o objetivo de incentivar a leitura dos livros que elas disponibilizam para a biblioteca local.

Mas o projeto foi além. Os contos narrados, seguidos de um bate papo levaram os jovens a lerem suas próprias vidas, a se verem nos personagens, a refletirem sobre suas próprias histórias e ainda, a terem desejo de reescrevê-las a partir das referências que viveram em cada era uma vez. Porque é isso que a história faz: quando contamos, ouvimos ou lemos, nós vivenciamos os encontros e desencontros, aprendizados de cada personagem e então, aprendemos a sermos cidadãos de uma comunidade e a sonhar nosso caminho.

Acredito que cada instante é uma semente para o amanhã, que não podemos apagar o que eles viveram ou fizeram, mas que podemos ajuda-los, por meio dos contos a vislumbrar novos horizontes, a assumir com responsabilidade a escolha e a liberdade de plantar seu próprio voo.

Então, aquele primeiro objetivo de incentivar a leitura foi cumprido, uma vez que eles estão aprendendo a serem leitores-intérpretes-escritores de histórias tradicionais, histórias próprias e histórias de gente como eles, que um dia, pararam para compartilhar as suas.”

O projeto Voo para um Futuro Melhor promove um trabalho de mediação de leitura e oficinas literárias com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa como forma de despertar uma cultura leitora, a fim de prover novas perspectivas de futuro e protagonismo dos participantes.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

mais posts

Editora Voo - Livros doados pela Voo ajudam a compor kit escolar entregue para famílias refugiadas

Livros doados pela Voo ajudam a compor kit escolar entregue para famílias refugiadas

A Cáritas do Rio de Janeiro é uma das entidades parceiras da Voo no projeto Um por Um. Por meio da venda do livro infantil…
leia mais
Editora Voo - 3 perguntas para Rodrigo V. Cunha, autor do livro “Humanos de Negócios”

3 perguntas para Rodrigo V. Cunha, autor do livro "Humanos de Negócios"

Pai, CEO de uma empresa e escritor, Rodrigo V. Cunha integrou em 2020 o time de autores da Voo. Em seu livro Humanos de Negócios,…
leia mais
Editora Voo - Arte que transforma: nossa primeira entrega de materiais para a ONG Transforme Sorrisos

Arte que transforma: nossa primeira entrega de materiais para a ONG Transforme Sorrisos

Hoje foi mais um dia muito especial para nós. Fizemos a primeira entrega de materiais de arte decorrentes das vendas do livro Inspire. Essa entrega…
leia mais

Acessibilidade: Livro da Vooinho ganha versão em braile com ilustrações táteis

A pedagoga Gisela G. de Carvalho desenvolve há 12 anos um lindo trabalho de criar e adaptar obras infantis para o braile, voluntariamente, para seus…
leia mais

Este site usa cookies

Para otimizar sua experiência de navegação, usamos cookies. Ao continuar no site, assumimos que você concorda com nossa Política de Privacidade.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as últimas novidades!