Pai, CEO de uma empresa e escritor, Rodrigo V. Cunha integrou em 2020 o time de autores da Voo.
Em seu livro Humanos de Negócios, Rodrigo mostra que é possível inovar e quebrar os padrões tão consolidados do mundo dos negócios, construindo carreiras em cima de valores éticos e humanizados.
O autor nos contou um pouco sobre como foi escrever o livro. Confira!
Voo – Qual foi seu maior desafio ao escrever “Humanos de Negócios”?
Rodrigo – O maior desafio de escrever o “Humanos de Negócios” foi fazer a curadoria dos nomes representando diversidade em todos os seus aspectos. Desde perfis executivos a empreendedores sociais, até diversidade de histórias de vida, gênero e raça. Encontrar o tom para realçar a humanidade dos entrevistados também foi um desafio — muito prazeroso, por sinal. Além disso, uma questão bem humana, foi o de encontrar tempo. Tenho uma família com três filhos (uma pequena de 3 anos) e sou CEO de uma empresa.
Voo – Quanto tempo levou para você finalizar todas as entrevistas com as personalidades que fazem parte do livro?
Rodrigo – As entrevistas foram feitas em um período de quatro anos. Como aconteciam em paralelo a outras atividades, não quis forçar o tempo. Queria que acontecesse de maneira orgânica e sentindo como os perfis iam se complementando. A última entrevista, por exemplo, foi feita quando tudo já estava praticamente escrito!
Voo – O que você gostaria que os leitores sentissem ao finalizar a leitura do “Humanos de Negócios”?
Rodrigo – Gostaria que os leitores lembrassem que, por trás das empresas, dos negócios, das organizações, existem seres humanos cheios de dilemas, dúvidas e inseguranças. E que estas são características que, quando escutadas, ajudam a criar decisões melhores. Não existe atalho quando estamos falando de questões éticas e morais. Às vezes, o crescimento vai ser mais lento quando você aposta nos seus valores. Mas, quem disse que precisamos crescer rápido demais como é comum se acreditar no mundo dos negócios? Acredito mais na visão de desenvolvimento do que de crescimento puro.
Quer conhecer melhor o livro? Clique aqui para ler uma amostra.