Em pleno voo

Artigo de Rodrigo V. Cunha no portal da revista Exame

Editora Voo - Artigo de Rodrigo V. Cunha no portal da revista Exame

O autor do livro Humanos de Negócios, Rodrigo V. Cunha, assinou artigo para a revista Exame em que aborda o tema da necessidade de mudarmos a visão que temos dos “homens de negócios”. Confira um trecho do artigo e, depois, clique no link para leitura completa:

É hora de acreditar nos humanos de negócios
Já deu o tempo dos James Bonds corporativos, com licença para matar, desde que entreguem resultados para os acionistas

Certo dia, fiz um exercício e digitei “homens de negócios” em um mecanismo de buscas na internet. Fiquei surpreso com o que apareceu: imagens de pessoas sem rostos, com formatos de executivos. Na verdade, nem tão surpreendente assim, pois confirmava o estereótipo que temos em nossas mentes: homens de terno e gravata. Fiquei refletindo: Por quê apenas homens? E homens brancos?! Por quê rankings de bilionários? Por quê sucesso ser sinônimo de IPOs de unicórnio? E, principalmente, por quê quando falamos em negócios quase nunca relacionados a temas como família ou aspectos mais humanizados?

É uma reflexão que havia iniciado em 2005, quando escrevi o livro “Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto’, para o Instituto Empreender Endeavor. Ao final das entrevistas com 50 homens e 1 mulher (já é um ponto) para falar exclusivamente de como fazer melhores empresas, eu sempre perguntava do que mais se arrependiam e do que mais se orgulhavam. Quase todos tinham muito orgulho da empresa e carreiras que haviam construído. E uma parte considerável revelava que se arrependia muito de não ter acompanhando o crescimento dos filhos. Na época, meu primogênito, hoje um adolescente de 16 anos, engatinhava pela sala enquanto eu escrevia o livro. Olhava para ele e imaginava que não gostaria de chegar a um ponto na minha vida que olhasse para trás e me arrependesse de um tempo perdido. Aquilo ficou na minha cabeça por mais de dez anos junto com uma constante reflexão sobre o que realmente importava no equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.

Clique aqui para continuar a leitura do artigo no site da revista Exame.

Postado em: 17 de dezembro de 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

mais posts

Editora Voo - Caixas temáticas e rodas de leitura virtuais ajudam a dar seguimento ao Voo para um futuro melhor na pandemia

Caixas temáticas e rodas de leitura virtuais ajudam a dar seguimento ao Voo para um futuro melhor na pandemia

O projeto “Voo para um futuro melhor” trabalha a leitura com jovens em cumprimento de pena socioeducativa.⁣ Esse programa é atualmente a principal contrapartida social…
leia mais
Editora Voo - Confira como foi o lançamento de “Megaflorestas” em Brasília e no Rio de Janeiro!

Confira como foi o lançamento de “Megaflorestas” em Brasília e no Rio de Janeiro!

Nos dias 28 e 29 de novembro aconteceram os eventos de lançamento do livro MEGAFLORESTAS em Brasília, na Livraria da Vila do Shopping Iguatemi, e…
leia mais

Fred Alecrim, coautor de Pare de Vender Assim, no programa Horizonte Debate

Coautor do livro Pare de Vender Assim, Fred Alecrim esteve no programa Horizonte Debate, da TV Horizonte de BH, para falar sobre os impactos da…
leia mais
Editora Voo - Livro Reinventando as organizações chega ao Brasil

Livro Reinventando as organizações chega ao Brasil

Faça parte dessa transição para a nova economia. Contribua e garanta o seu exemplar do livro de Frederic Laloux.
leia mais

Este site usa cookies

Para otimizar sua experiência de navegação, usamos cookies. Ao continuar no site, assumimos que você concorda com nossa Política de Privacidade.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as últimas novidades!