Em pleno voo

Artigo de Rodrigo V. Cunha no portal da revista Exame

Editora Voo - Artigo de Rodrigo V. Cunha no portal da revista Exame

O autor do livro Humanos de Negócios, Rodrigo V. Cunha, assinou artigo para a revista Exame em que aborda o tema da necessidade de mudarmos a visão que temos dos “homens de negócios”. Confira um trecho do artigo e, depois, clique no link para leitura completa:

É hora de acreditar nos humanos de negócios
Já deu o tempo dos James Bonds corporativos, com licença para matar, desde que entreguem resultados para os acionistas

Certo dia, fiz um exercício e digitei “homens de negócios” em um mecanismo de buscas na internet. Fiquei surpreso com o que apareceu: imagens de pessoas sem rostos, com formatos de executivos. Na verdade, nem tão surpreendente assim, pois confirmava o estereótipo que temos em nossas mentes: homens de terno e gravata. Fiquei refletindo: Por quê apenas homens? E homens brancos?! Por quê rankings de bilionários? Por quê sucesso ser sinônimo de IPOs de unicórnio? E, principalmente, por quê quando falamos em negócios quase nunca relacionados a temas como família ou aspectos mais humanizados?

É uma reflexão que havia iniciado em 2005, quando escrevi o livro “Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto’, para o Instituto Empreender Endeavor. Ao final das entrevistas com 50 homens e 1 mulher (já é um ponto) para falar exclusivamente de como fazer melhores empresas, eu sempre perguntava do que mais se arrependiam e do que mais se orgulhavam. Quase todos tinham muito orgulho da empresa e carreiras que haviam construído. E uma parte considerável revelava que se arrependia muito de não ter acompanhando o crescimento dos filhos. Na época, meu primogênito, hoje um adolescente de 16 anos, engatinhava pela sala enquanto eu escrevia o livro. Olhava para ele e imaginava que não gostaria de chegar a um ponto na minha vida que olhasse para trás e me arrependesse de um tempo perdido. Aquilo ficou na minha cabeça por mais de dez anos junto com uma constante reflexão sobre o que realmente importava no equilíbrio entre vida pessoal e trabalho.

Clique aqui para continuar a leitura do artigo no site da revista Exame.

Postado em: 17 de dezembro de 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

mais posts

Editora Voo - O que realmente vende: artigo dos autores Kiko Kislansky e Fred Alecrim no Estadão

O que realmente vende: artigo dos autores Kiko Kislansky e Fred Alecrim no Estadão

Os autores do livro Pare de Vender Assim, Kiko Kislansky e Fred Alecrim, assinam um artigo veiculado na coluna do repórter Fausto Macedo no site…
leia mais
Editora Voo - Livros cheios de expressividade: esse foi o resultado da atividade feita com as crianças no #DiaDeDoar

Livros cheios de expressividade: esse foi o resultado da atividade feita com as crianças no #DiaDeDoar

Em novembro, estivemos em duas instituições de Curitiba para realizar ações voltadas ao #DiaDeDoar. Além de doar livros infantis novos arrecadados pelo projeto Um por…
leia mais

Estreia série de vídeos da Voo sobre colaboração. Confira o primeiro episódio!

A Voo está lançando a série de vídeos COLABORAÇÃO: Novas perspectivas para os desafios dos novos tempos. Toda semana, Claudia Kubrusly, sócia da Editora, falará…
leia mais
Editora Voo - Como não se emocionar com esse depoimento de Ana Nísio, presidente da Transforme Sorrisos?

Como não se emocionar com esse depoimento de Ana Nísio, presidente da Transforme Sorrisos?

Felicidade plena, vontade de ter aquela sensação para sempre, amor puro, aquele que chega no abraço da criança, no olhar que conta os segredos, na surpresa…
leia mais

Este site usa cookies

Para otimizar sua experiência de navegação, usamos cookies. Ao continuar no site, assumimos que você concorda com nossa Política de Privacidade.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as últimas novidades!