Fernanda Paraguassu

Autora dos livros A menina que abraça o vento – a história de uma refugiada congolesa e Possibilidades, publicados pelo selo infantil Vooinho.

Fernanda Paraguassu é jornalista e também autora do guia Buenos Aires com crianças – aventurinhas na terra do dulce de leche (Pulp Edições). Inspirada nos próprios dilemas de mãe, escreveu a coluna Manhê! no site do GNT. A jornalista, que começou a carreira cobrindo economia em Brasília, é desafiada agora a trazer um texto leve para estimular o debate sobre como lidar com adversidades na infância.

“Conheci o trabalho do PARES Cáritas RJ durante uma pesquisa sobre mulheres refugiadas na cidade do Rio de Janeiro. Enquanto esperava uma das entrevistas, observei um grupo de meninas da República Democrática do Congo brincando no canto do pátio. Detalhes de uma brincadeira revelavam a face dramática do refúgio. E aquilo me emocionou. Então eu vi que ali havia uma história que merecia ser contada para outras pessoas.”

A partir da experiência dessas meninas, Fernanda teve a inspiração para escrever a história de Mersene em A menina que abraça o vento. A autora, que já morou com os filhos na Argentina e em Jerusalém, acredita que as crianças podem nos ensinar muito mais do que imaginamos. O livro foi o ponto de partida para sua pesquisa de mestrado em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Narrativas de infâncias refugiadas – a criança como protagonista da própria história foi vencedora do Prêmio Compós, na categoria Melhor Dissertação, em 2021.

Fernanda acredita na literatura como ferramenta para criar empatia. Para a autora, todo mundo tem uma boa história que pode virar livro.

leia mais

livros do autor

Este site usa cookies

Para otimizar sua experiência de navegação, usamos cookies. Ao continuar no site, assumimos que você concorda com nossa Política de Privacidade.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as últimas novidades!