Coautor do livro Encontre-me sem medo (título original: Find me unafraid – Love, loss, and hope in an African slum), escrito com sua esposa e parceira de negócios, Jessica Posner.
Kennedy Odede é um dos líderes comunitários e empreendedores sociais mais conhecidos da África. Durante mais de vinte anos, morou em Quibera, a maior favela do Quênia, onde experimentou a realidade devastadora da vida em extrema pobreza. Mais velho de oito crianças, tornou-se um menino de rua aos 10 anos de idade. Mesmo diante das muitas dificuldades que enfrentou, nunca desistiu do seu maior sonho: mudar a sua comunidade.
“Eu não tinha nada, mas eu acreditava no poder da minha comunidade.”
Em 2004, um emprego numa fábrica lhe rendia 1 dólar por dez horas de trabalho. Poupou 20 centavos para comprar uma bola de futebol e dar início ao movimento que viria a chamar de Shining Hope for Communities (SHOFCO). Embora tivesse uma educação totalmente informal, Kennedy recebeu uma bolsa de estudos completa para a Universidade Wesleyan, nos Estados Unidos, tornando-se um dos primeiros de Quibera a alcançar tal conquista. Licenciou-se em Sociologia no ano de 2012, como orador da turma e com honras ao mérito. O período em que esteve na Wesleyan não parou na formatura, integrando posteriormente o Conselho de Administração da universidade.
Kennedy foi premiado com a Echoing Green Fellowship em 2010, concedida aos melhores empreendedores sociais emergentes do mundo, e foi nomeado Forbes “30 Under 30” para Top Social Entrepreneurs em 2014. Ganhou o Concurso de Inovação Social da Dell em 2010 e é ainda membro da Clinton Global Initiative. Seu trabalho foi mencionado pelo ex-presidente dos EUA Bill Clinton, pela Madonna, Beyoncé e, em várias ocasiões, por Nicholas Kristof no jornal The New York Times e em seu livro A Path Appears.
Kennedy fala seis idiomas, é membro sênior da Humanity in Action, da Aspen New Voices Fellow, da UBS Global Visionary, jovem líder global no Fórum Econômico Mundial e um líder africano da Obama Foundation Fellow.