Nitynawã Pataxó_fotoLiviaAlves

Nitynawã Pataxó

Autora do livro As guerreiras na história Pataxó.

Nitynawã Pataxó nasceu na Aldeia Imbiriba, município de Porto Seguro, Bahia. Filha de Taquara e Macuco, vem de uma família tradicional Pataxó, com seis irmãos. Até os 14 anos, morou na mata, convivendo com os costumes do seu povo originário. Mudou-se para Coroa Vermelha, onde se formou em Licenciatura Intercultural Indígena pelo Instituto Federal de Educação da Bahia (IFBA).

Vim de uma família tradicional Pataxó. Nasci e cresci na mata, no convívio com a minha cultura e meu povo. Tive a oportunidade de vivenciar algo que meus filhos não tiveram: cresci dormindo nas camas de vara (tarimba), me cobrindo com esteira, em volta da fogueira. Me alimentei com alimentos naturais, peixe assado na brasa, siri e outros alimentos, comendo na cuia. Tomava banho com as raízes do pacari, casca da ingá. (…) Escrevi este livro porque queria contar a nossa verdadeira história, porque os livros trazem histórias que não foram contadas por nós. É uma visão de fora, saída da memória de uma mulher Pataxó.

Em 1997, ao lado de suas irmãs Jandaya e Nayara, imergiu em um resgate de suas tradições numa área conhecida como Reserva da Jaqueira e de lá saiu determinada a construir uma comunidade que devolvesse às famílias Pataxó a convivência e os cuidados daquela floresta. Em 1999 fundaram a Aspectur – Associação Pataxó de Ecoturismo. Além de uma liderança feminina, Nitynawã é hoje porta-voz no movimento de sustentabilidade econômica aliada à preservação ambiental e cultural dos povos indígenas.

leia mais

livros do autor

Este site usa cookies

Para otimizar sua experiência de navegação, usamos cookies. Ao continuar no site, assumimos que você concorda com nossa Política de Privacidade.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as últimas novidades!