Em pleno voo

Como não se emocionar com esse depoimento de Ana Nísio, presidente da Transforme Sorrisos?

Editora Voo - Como não se emocionar com esse depoimento de Ana Nísio, presidente da Transforme Sorrisos?

Felicidade plena, vontade de ter aquela sensação para sempre, amor puro, aquele que chega no abraço da criança, no olhar que conta os segredos, na surpresa das coisas simples e na felicidade das coisas simples… Acho que isso tudo representa aquela frase: “A criança é o amor feito visível”. Foi esse amor visível que eu tive no dia 25 de dezembro de 2015, quando fui visitar na manhã de Natal uma das unidades de acolhimento que visito pela ONG Transforme Sorrisos, esse amores visíveis que tenho a sorte de ter em minha vida.

Naquela manhã fui acompanhar o Papai Noel que entregou presentes incríveis e um desses presentes eram livros, aqueles com traços bonitos, coloridos, cheios de curiosidades, que puxam os olhos. E, lá, tive mais uma daquelas experiências maravilhosas quando entreguei um livro para o João*, com 12 anos.

Ele agradeceu e disse: “Tia, mas não adianta eu ter esse livro, eu não sei ler”. Antes dele deixar o livro de lado, já abri e disse: “Está aí mais um motivo para querer esse livro, vamos aprender, ninguém nasce sabendo fazer as coisas, a gente aprende e você vai aprender, e esse será só o primeiro”.

Num olhar meio será que consigo, o Papai Noel surge e diz: “Você vai aprender a ler e ano que vem, quando eu estiver aqui você será meu ajudante para entregar os presentes, e quem vai ler os nomes? Você!!!” Antes mesmo do Papai Noel perguntar o que o João achava, o olho brilhou, saiu um simmmmmmm gigante, aquele dado com os olhos, com o sorriso, com o corpo todo, cheio de vontade de entender aquelas letras todas das páginas dos livros e ser o ajudante do Papai Noel. Espero sim que esse ano nosso pequeno esteja lendo presentes, gibis, livros e escrevendo uma nova história.

Esse texto é inspirado em uma ação da Editora Voo com a Organização Social Transforme Sorrisos, por doarem os livros desse dia. Sem eles essa história nova não teria nascido, como vocês dizem: “livros mudam pessoas, e pessoas mudam o mundo”. E nosso pequeno João já começou.

*João é nome fictício, para preservar a identidade do menino.

Ana Nisio, desenhista, empreendedora Social, co-fundadora e presidente da organização social Transforme Sorrisos.

Postado em: 26 de dezembro de 2015

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

mais posts

A jornalista Claudia Giudice comenta o livro "Comece algo que faça a diferença"

Claudia Giudice, jornalista e autora do livro “A vida sem crachá”, conta como o bestseller Comece algo que faça a diferença, de Blake Mycoskie, impactou…
leia mais
Editora Voo - Fernanda Paraguassu em entrevista para o portal ItaúCultural

Fernanda Paraguassu em entrevista para o portal ItaúCultural

Em entrevista para Heloísa Iaconis do portal Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br), nossa autora Fernanda Paraguassu contou um pouco sobre a experiência de escrita do livro A menina…
leia mais

Quinto episódio da série especial de vídeos sobre colaboração

“Estudar e ler sobre nova economia é uma coisa, jogar a nova economia é outra.” Quem explica isso é a Graziela Merlina, convidada especial para…
leia mais
Editora Voo - Voo para um Futuro Melhor: exposição com os trabalhos de 2019

Voo para um Futuro Melhor: exposição com os trabalhos de 2019

Uma exposição organizada pelas professoras do CENSE São Francisco, em Piraquara (PR), marcou o encerramento das atividades do projeto Voo para um Futuro Melhor em…
leia mais

Este site usa cookies

Para otimizar sua experiência de navegação, usamos cookies. Ao continuar no site, assumimos que você concorda com nossa Política de Privacidade.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as últimas novidades!