Em pleno voo

Fernanda Paraguassu em entrevista para o portal ItaúCultural

Editora Voo - Fernanda Paraguassu em entrevista para o portal ItaúCultural

Em entrevista para Heloísa Iaconis do portal Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br), nossa autora Fernanda Paraguassu contou um pouco sobre a experiência de escrita do livro A menina que abraça o vento. Confira abaixo um trecho da matéria publicada em 27 de novembro e clique no link para a leitura completa.

Fernanda Paraguassu aborda a questão dos refugiados a partir do olhar de uma criança

“Kombo na ngai Merrrrrrsene”, afirma Mersene quando lhe perguntam qual é o seu nome. A resposta em lingala, língua banto, marca a identidade da pequena: nascida na República Democrática do Congo, a garotinha chega ao Brasil fugida de um conflito em sua terra-mãe. Para trás deixou família e amigos, casa e escola, todo um país. Agora, ao mesmo tempo que procura se adaptar à realidade daqui, ela inventa uma brincadeira para abrandar a saudade de lá. Mersene é, na verdade, uma personagem criada por Fernanda Paraguassu, protagonista da obra A Menina que Abraça o Vento – a História de uma Refugiada Congolesa (2017), destaque do Cantinho da Leitura em novembro. Jornalista e pesquisadora vinculada à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Fernanda estuda, no mestrado, o conceito de refúgio, bem como seus desdobramentos. Na ficção, a autora busca apresentar esse conteúdo de forma lúdica e sensível, caminho elaborado para despertar, no leitor, empatia ante o tema em foco.

A narrativa surgiu assim, por acaso. A delicadeza com que Fernanda trata o ser estrangeiro remonta aos períodos em que ela própria esteve nesse lugar: tendo vivido na Argentina e em Jerusalém, a escritora compreende a experiência de morar em um espaço onde se é o outro, o de fora. Foi essa a lembrança que recordou, anos depois, ao se inteirar do percentual de mulheres que entram no Rio de Janeiro só com os filhos, refugiadas de guerras e de demais extremos. No caso delas, é certo, a condição de sujeito alheio atinge uma dimensão crudelíssima. “Em fuga, mal sabem a respeito do território para onde estão indo”, frisa a comunicadora. No bairro do Maracanã, a jornalista passou a colher depoimentos dessas mulheres e, entre uma conversa e outra, prestava atenção nos filhos de suas entrevistadas, crianças que iam e vinham pelo pátio, brincando. Direcionada ainda mais para o detalhe do entorno, flagrou uma menininha que, em meio ao alarido infantil, tentava lidar com a falta que sentia de seu pai. E, então, nesse momento, o livro nasceu.

Clique aqui para ler a matéria completa no portal Itaú Cultural.

Postado em: 29 de novembro de 2019

6 comentários para “Fernanda Paraguassu em entrevista para o portal ItaúCultural

  1. Miriam Bezerra Martins disse:

    Meu nome é Miriam sou professora em Manaus na Escola Municipal Waldir Garcia trabalhamos com migrantes e refugiados. Estou desenvolvendo um projeto a partir da leitura do livro ” A menina que abraça o vento ” de Fernanda Paraguassu. Gostaria de saber se é possível uma aproximação dela com as nossas crianças, ainda que de forma virtual, para que elas possam conhece-la ,haja vista, a identificação com o personagem Grata.

  2. Solange Galdo disse:

    Olá!!!!
    Sou coordenadora pedagógica numa Instituição particular.
    Estamos desenvolvendo um
    lindo trabalho com nossos alunos do 3 ano, do ensino fundamental 1 e gostaria de enviar nossas produções para a autora.
    É possível?

  3. Bárbara Rodrigues disse:

    Olá! Sou coordenadora pedagógica de uma escola em BH e nossos alunos estão trabalhando com a obra como uma forma de compreenderem, em Geografia e História, os movimentos migratórios. Gostaríamos do contato da autora para enviarmos algumas produções que foram feitas a partir do trabalho com o livro.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

mais posts

#LivroDoMês: Como colocar as ideias em movimento? Confira dicas especiais de leitores de peso da Voo.

O livro Coloque-se em movimento e leve amor por onde passar foi escolhido o livro do mês de dezembro no Clube do Livro da Voo.…
leia mais

Colaboração e sociocracia: confira o sexto episódio da série de vídeos

A autogestão é um modelo colaborativo por si só?⁣ Como o princípio da equivalência adotado na sociocracia (todas as vozes ouvidas) possibilita que a inteligência…
leia mais
Editora Voo - Financiamento coletivo de livros: como funciona?

Financiamento coletivo de livros: como funciona?

A Voo acaba de lançar seu primeiro financiamento coletivo. É a campanha para publicar o livro-presente Trem Bala, que reúne os versos da música da Ana…
leia mais

Pré-venda livro-presente Trem Bala

A música da Ana Vilela na forma de um livro ilustrado, com os traços de Anna Cunha. Embarque com a gente para fazer esse projeto…
leia mais

Este site usa cookies

Para otimizar sua experiência de navegação, usamos cookies. Ao continuar no site, assumimos que você concorda com nossa Política de Privacidade.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as últimas novidades!