
Em 2025, o Rio de Janeiro foi reconhecido entre as dez cidades de maior destaque do World Creativity Day, movimento global pela economia criativa e inovação, que neste ano aconteceu em 65 cidades pelo Brasil. A edição carioca, realizada no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), teve como ponto alto o dia 23 de abril, data em que o Rio foi oficialmente anunciado como Capital Mundial do Livro pela Unesco.

Karina Tarabay, da evolve, e Erica Garcia, líder do WCD Rio de Janeiro
Para Erica Garcia, líder do World Creativity Day Rio 2025, o diferencial desta edição veio da união estratégica com marcas, coletivos e iniciativas que compartilham do mesmo propósito de gerar impacto positivo.
“Desde os crachás e brindes da Papel Semente às camisas da Pano Social, cada detalhe teve intencionalidade. A parceria com o Impact Hub e a seleção de startups inovadoras que enfrentam desafios sociais e ambientais com soluções criativas que se apresentaram no painel Impact Lab mostram como conseguimos integrar cultura, inovação e ação concreta. A curadoria da Voo no dia 23 foi essencial para marcar esse momento histórico para o Rio”, afirma Erica.
Neste dia simbólico, a Editora Voo foi responsável por uma curadoria especial voltada à literatura, com painéis que abordaram o protagonismo feminino na escrita, a representatividade na literatura e a potência da palavra como ferramenta de transformação social. Um dos destaques da programação foi o lançamento do edital literário em parceria com a FLUP (Festa Literária das Periferias), para selecionar um livro infantil de autora negra, reafirmando o compromisso da Voo em ampliar vozes diversas e promover equidade no mercado editorial.

Tina Costa, Fernanda Paraguassu e Claudia Kubrusly, da Editora Voo
“A literatura é uma ponte que une gerações, culturas e sonhos. Ser parte desse marco na história da cidade, em um evento gratuito, aberto ao público e com essa diversidade de vozes, nos emociona e fortalece nosso propósito”, afirma Claudia Kubrusly, sócia-fundadora da Editora Voo.
A pluralidade foi, de fato, o grande fio condutor da edição carioca do World Creativity Day. Os debates passaram por temas como meio ambiente, empreendedorismo social, inovação, inclusão e diversidade, reunindo especialistas, criadores, líderes comunitários e autores de diferentes regiões do país.
“A literatura também é território de impacto. Curar essa programação no dia em que o Rio se torna Capital Mundial do Livro foi um gesto político e afetivo. Nosso foco foi garantir representatividade e diversidade nos palcos e nos bastidores — e deixar um legado que vá além do evento”, destaca Fernanda Paraguassu, sócia da Voo, autora publicada pela casa e carioca.
A evolve, mantenedora do evento, também celebrou o reconhecimento da cidade. Para Karina Tarabay, representante da empresa, o destaque veio da capacidade de gerar conexões genuínas e duradouras.
“O WCD foi onde colocamos nosso negócio para voar, embarcando as pessoas certas em uma jornada transformadora. Investimos em representatividade, conteúdo multiformato e transmissões ao vivo para ampliar o alcance nacional. Mas, sobretudo, buscamos articular ações que deixassem frutos — como o marketplace de produtos de impacto e o mercado de talentos. O Rio brilhou porque criamos, juntos, uma experiência com propósito”, afirma Karina.