Com o tema “Quem se importa”, o Legado Experiência 2019 reuniu 500 pessoas no Teatro Fernando Montenegro, em Curitiba, no dia 17 de outubro. O lançamento do livro A Era do Impacto, de James Marins, presidente e fundador do Instituto Legado de Empreendedorismo Social, foi um dos destaque de uma noite cheia de surpresas emocionantes.
Inspirada no documentário Quem se importa, da cineasta Mara Mourão, a terceira edição do Legado Experiência também foi um momento de balanço e revisão da história do Instituto Legado. No palco, James Marins contou que, ao lado da esposa Gláucia Marins, decidiu iniciar o projeto de empreendedorismo social depois de assistir ao filme. A semente plantada cresceu e gerou frutos. Em sete anos de atuação, o Instituto Legado já acelerou 206 iniciativas e ofereceu 870 horas de capacitações e mentorias.
No livro A Era do Impacto, Marins também conta um pouco dessa trajetória, trazendo casos reais de empreendedores sociais que conheceu ao longo do caminho. Com forte resgate teórico, histórico e filosófico, a obra traz um panorama sobre o perfil do empreendedor tradicional e compara-o ao modelo mental do empreendedor de impacto, defendendo que este se diferencia por priorizar o elemento ético nos negócios.
O lançamento do livro aconteceu no saguão do teatro, onde James recebeu a todos para uma sessão de autógrafos. Mara Mourão, diretora do filme que inspirou o tema do evento, também esteve presente. A cineasta, que assina um dos prefácios do livro, declarou no evento que a obra trata-se do “melhor livro de empreendedorismo social já escrito”.
Confira no site do Instituto Legado o relato do evento e conheça mais sobre as organizações premiadas. As fotos são de Cayo Vieira / Instituto Legado.