
A convite da Editora Voo e da Freguesia do Livro, o escritor curitibano Cezar Tridapalli participou de uma conversa com um grupo de adolescentes do Centro de Socioeducação (Cense) São Francisco, em Piraquara (PR). A visita fez parte da programação de atividades do projeto Voo para um Futuro Melhor, que promove um trabalho de mediação de leitura e oficinas literárias com adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. O projeto é a principal contrapartida social do Um por Um da Voo desde 2018, ao qual se destina mensalmente 3% do faturamento da editora com a venda de livros.
Previamente à visita, as professoras trabalharam com os adolescentes a mediação da leitura de alguns textos do escritor curitibano. Confira o depoimento enviado por Tridapalli após o encontro:
“Fico feliz quando os responsáveis pelo projeto ‘Voo para um futuro melhor’ (uma super parceira entre Editora Voo, Freguesia do Livro, Secretaria de Justiça e CENSE São Francisco, em Piraquara) me agradecem por ter ido conversar com adolescentes em cumprimento de pena socioeducativa. Lá eu falei que bons encontros na vida expandem possibilidade de vivermos nossa própria vida porque nos inspiram. E enquanto eu falava, e também enquanto recebia os agradecimentos, eu percebia que quem saía de lá expandido e agradecido era eu. Talvez eu tenha motivado, ensinado algo de bom, mas a certeza é de que eu aprendi muito com os olhares, os silêncios e, é claro, com as palavras daqueles meninos, que leram e discutiram textos meus.”
Obrigado Cezar por ceder o seu tempo para essa vivência, aos nossos parceiros deste incrível projeto, às professoras Palmira e Rosa Elena e ao diretor do Cense Ronaldo Marafon Drevek pelo olhar cuidadoso a esta iniciativa!
Tenho uma história fantástica, acho que não deveria morrer comigo. Tenho 70 anos.
Olá Dulcineia! Conta pra gente!
[email protected]
Abraços,
Equipe Voo