A Editora Voo traz ao Brasil o livro que comemora os 50 anos da Patagonia, a marca americana icônica entre os praticantes do montanhismo e da escalada, que se tornou referência mundial em sustentabilidade e qualidade em produtos outdoor. O lançamento de “Negócio Incomum: o que a Patagonia aprendeu em seus primeiros 50 anos de inovação e transformação” foi realizado no dia 10/9, durante o evento Lente B: outros olhares sobre ESG e impacto positivo, promovido pelo Sistema B, em São Paulo.
“Estou muito feliz de ter o livro traduzido e publicado no Brasil pela Voo. Tem sido muito interessante acompanhar, nos últimos anos, o crescimento do Sistema B no país”, afirma Vincent Stanley, diretor de Filosofia da Patagonia e um dos autores do livro.
Fundada por Yvon Chouinard, a Patagonia desafia o modelo de negócios tradicional e se dedica a usar todos os recursos que possui — seu negócio, os investimentos, sua voz e muita criatividade — em defesa do planeta e das pessoas. A marca construiu uma trajetória que inspirou o mundo, com acertos e erros que serviram de aprendizado e impulsionaram melhorias contínuas.
Em 2012, foi a primeira empresa da Califórnia a obter a certificação de Empresa B, um selo que reafirma seu compromisso com altos padrões sociais e ambientais. Recentemente, deu um passo ousado, transformando o planeta Terra em seu único acionista, redobrando seu compromisso com a proteção e a regeneração do meio ambiente. Leia o que a BBC Mundo escreveu sobre Chouinard e o seu sonho de nunca ser bilionário, ao doar a fortuna de US$ 3 bilhões.
Conhecida por suas roupas e acessórios outdoor de alta durabilidade, a Patagonia expandiu suas iniciativas para além do vestuário. Entre elas, construiu uma subsidiária de alimentos e investiu em startups focadas na reciclagem de roupas e soluções sustentáveis. Com forte ativismo ambiental, a empresa utiliza sua voz em defesa do Planeta, disseminando mensagens que inspiram consumidores e influenciam outros negócios, grandes e pequenos, a adotar modelos sustentáveis.
Na Patagonia, cada produto é projetado para ser durável e eficiente, promovendo o consumo consciente e reduzindo o impacto ambiental. Ao longo de cinco décadas, a Patagonia construiu uma reputação sólida e inspiradora, provando que é possível alcançar sucesso financeiro sem abrir mão de valores éticos e ambientais.
Este lançamento em português permitirá ao público brasileiro conhecer em profundidade a jornada de uma empresa que usa tudo o que tem para fazer a diferença e inspirar montanhistas, consumidores e empreendedores ao redor do mundo.
Negócio Incomum – O que a Patagonia aprendeu em seus primeiros 50 anos de inovação e transformação
Título original: The future of the responsible company – What we’ve learned from Patagonia’s first 50 years
Autores: Vincent Stanley e Yvon Chouinard
Tradução: João Paulo Pimentel
1a. ed., 2024
208 páginas
Quer conhecer mais sobre essa história? Compre aqui o seu exemplar em nosso site.