Há diferentes formas de os educadores trazerem mais criatividade para a sua prática.
À convite da Voo, a autora de Criatividade Contagiante – Como a escola pode nutrir o pensamento criativo, Luciane Valls, compartilha algumas estratégias que ela utiliza para trazer a criatividade em suas aulas e dicas de como promover uma aprendizagem mais criativa para os seus alunos.
Confira abaixo!
Livros infantis, trechos de filmes, letras de músicas, propagandas, objetos diversos… gosto de usar uma variedade de recursos para falar de conceitos de criatividade nas minhas aulas. Isso amplia o repertório dos alunos, cria algumas analogias mais inusitadas e estimula que eles também criem conexões mais originais entre ideias.
Quem teve alguma aula comigo já escutou a pergunta que eu sempre faço: “Quais são todas as formas de __?”.
Eu gosto de estimular meus alunos a pensarem em diversas opções. Para criar um ambiente que os desafie a seguir gerando ideias, costumo ter sempre comigo alguns dados. Quando o aluno acha que já encerrou a tarefa, ele joga o dado. O número que cai no dado é a quantidade de novas alternativas que ele ainda precisa gerar.
Eu costumo dizer que a criatividade que promovo é criafetividade, essa mistura de criatividade com afeto que apresento no meu livro. Gosto de incentivar meus alunos a pensarem em propostas ou projetos que tragam benefícios para outras pessoas. Acredito muito que o impacto social potencializa a criatividade.
Dê escolhas para os alunos sempre que possível. Permita que eles selecionem os materiais que desejam utilizar, a forma como vão mostrar o que aprenderam e até mesmo o desenho que será exposto na sala de aula. Quando os alunos são obrigados a seguir uma única opção, eles são menos criativos.
A criatividade não surge no vazio. Não há nenhum problema em mostrar exemplos de projetos ou produtos criativos para os seus alunos ou até incentivá-los a buscar inspirações no que já existe. Mas garanta que esse seja um ponto de partida e sempre estimule que seu aluno vá além da cópia, fazendo adaptações e deixando a sua marca pessoal nas suas produções.
Mostre para os seus estudantes os bastidores do processo criativo, contando histórias de pessoas que passaram por desafios e superaram dificuldades. Isso ajuda na aceitação das dificuldades, na postura de persistência e na construção da confiança criativa, elementos essenciais para a coragem de fazer algo novo.
Uma ideia criativa não surge de modo imediato. Dê tempo para que os alunos pensem e desenvolvam as suas ideias. Afinal, a criatividade é um processo.
Os alunos precisam passar pela experiência de uma aprendizagem verdadeira, correndo pequenos riscos, fazendo experimentações, falhando e tentando novamente. Valorize a reflexão durante o processo, fazendo perguntas e incentivando os estudantes a falarem sobre as suas intenções, as estratégias utilizadas e os resultados obtidos até então. Não olhe apenas para o produto final.