Em pleno voo

Casa Stefan Zweig apresenta “A menina que abraça o vento” para crianças

Editora Voo - Casa Stefan Zweig apresenta “A menina que abraça o vento” para crianças

O livro  A menina que abraça o vento – a história de uma refugiada congolesa (Ed. Vooinho), com texto de Fernanda Paraguassu e ilustração de Suryara Bernardi, fez parte do projeto Uma tarde no museu: Mediação de leitura e oficina criativa, na Casa Stefan Zweig, em Petrópolis (RJ). O projeto é coordenado pela professora Cristina Ferreira,  especialista em Literatura de Infância, e desenvolvido com alunos da rede pública de ensino, abordando temas como empatia, tolerância e solidariedade entre os povos.

A atividade foi realizada no dia 29 de junho e contou com a participação virtual da autora Fernanda Paraguassu. Veja o que a professora Cristina Ferreira contou para o blog:

Ed. Vooinho: Como conheceu o livro A menina que abraça o vento?
Cristina Ferreira: Conheci o livro fazendo uma pesquisa na Internet sobre livros que tratassem do tema. Me encantei com o título! Foi uma paixão imediata!

Ed. Vooinho: ⁠O que achou do livro?
Cristina Ferreira: O livro é de uma delicadeza comovente sem ser piegas. Trata de um tema duro de forma direta sem menosprezar a inteligência das crianças! Apresenta questões como a disputa pelas riquezas da região da R. D. do Congo e como essa ambição desumana descarta as vidas que ali vivem, levando tantas pessoas ao abandono de seu país independe da vontade delas. Sem querer dar lição, o livro mostra que as crianças conseguem se (re)adaptar em diferentes situações de vida. E conhecer e pensar sobre isso, é fundamental!

Ed. Vooinho:Como foi a experiência de leitura com as crianças durante a tarde na Casa Stefan Zweig?
Cristina Ferreira: As crianças adoraram! Fiz uma leitura inicial da capa e perguntei a elas por que será que a menina abraçava o vento? As respostas foram sempre em direção ao convívio, a uma rejeição, a não ter quem abraçar… E no decorrer da mediação, elas foram percebendo que o abraço no vento tinha outra conotação: era uma forma de estar perto do pai de Mersene! Se encontrar através da leitura com uma outra realidade, é oferecer a essas crianças (e suas famílias) a oportunidade de ampliar seu repertório de vivências. Perceber que para além do que vivemos há uma realidade que precisa ser conhecida e pensada. Diz respeito a todos nós! E a alegria foi completa por elas poderem conversar com a autora, tirar dúvidas e trocar impressões! Terminamos a proposta com um afetuoso abraço coletivo!

Uma tarde no museu integra a programação cultural da Casa Stefan Zweig 2024, que tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Petrópolis, por meio do Fundo Municipal de Cultura. A atividade com o livro partiu de perguntas para as crianças sobre o tema do refúgio.

Fotos: Maurício Ferreira

Sobre a Casa Stefan Zweig
A Casa Stefan Zweig é uma entidade cultural de direito privado, sem fins lucrativos. Seu principal objetivo é homenagear a memória de Stefan Zweig na casa que serviu de última morada para o escritor e sua mulher. O museu Casa Stefan Zweig é também um Memorial do Exílio, destinado a divulgar as obras de outros artistas, intelectuais e cientistas que se refugiaram no Brasil durante no período 1933-1945 e que contribuíram para a cultura, as artes e a ciência do país. Fiel ao ideário de Stefan Zweig, pretende ser um centro de referência em defesa da paz, do humanismo e da democracia e esteve entre as finalistas do Prêmio Simon Wiesenthal 2023, criado pelo Parlamento austríaco.

A Casa Stefan Zweig fica na Rua Gonçalves Dias, 34 – Valparaíso, Petrópolis (RJ).

O livro está disponível aqui no site.

Postado em: 9 de julho de 2024

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

mais posts

Editora Voo - “O Músculo da Alma” é destaque na Revista da GOL

"O Músculo da Alma" é destaque na Revista da GOL

O novo livro da Voo, O Músculo da Alma – A chave para a sabedoria corporal de Nuno Cobra Jr., está em destaque nas indicações…
leia mais
Editora Voo - Rio é Top 10 do World Creativity Day 2025

Rio é Top 10 do World Creativity Day 2025

Em 2025, o Rio de Janeiro foi reconhecido entre as dez cidades de maior destaque do World Creativity Day, movimento global pela economia criativa e…
leia mais
Editora Voo - Movimento Voo: como tudo começou…

Movimento Voo: como tudo começou...

Antes de começar a história de como a Voo nasceu, eu preciso dizer que o motivo que me leva a escrevê-la é simplesmente porque é,…
leia mais
Editora Voo - #LivroDoMês: Autor de Inovação na Raiz conta um pouco sobre a história por trás do livro

#LivroDoMês: Autor de Inovação na Raiz conta um pouco sobre a história por trás do livro

O livro do mês de maio relata uma jornada empreendedora real na busca por transformar o conhecimento científico em um negócio rentável. Gustavo Mamão, autor…
leia mais

Este site usa cookies

Para otimizar sua experiência de navegação, usamos cookies. Ao continuar no site, assumimos que você concorda com nossa Política de Privacidade.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as últimas novidades!