John W. Reid

Coautor do livro Megaflorestas – Preservar o que temos para salvar o planeta (título original: Ever green – Saving big forests to save the planet).

John W. Reid trabalha a favor das florestas desde 1991. No início de sua carreira, percebeu que faltavam ao movimento de conservação ambiental as ferramentas analíticas e as noções de economia necessárias para compreender as pressões sobre a natureza e as soluções com maior probabilidade de sucesso.

Em 1998, fundou o Conservation Strategy Fund, grupo que oferece treinamento inovador e colaborações analíticas para ativistas, governos e agências de desenvolvimento. A organização já trabalhou com os governos do Brasil, com o Banco Mundial e agências da ONU, além de centenas de organizações ambientais e indígenas em mais de noventa países. A prática aplicada de “economia da conservação” valeu ao CSF o Prêmio MacArthur 2012 para Instituições Criativas e Eficazes.

Ao deixar o cargo, em 2016, viajou durante vários meses pelas florestas selvagens da Amazônia e da Patagônia. Certo dia, observando uma tempestade elétrica que cruzava o oeste ao longo da margem oposta do alto Rio Negro, no Brasil, refletiu sobre como toda aquela floresta – tudo o que via até o horizonte – estava sob a administração formal de comunidades indígenas. Naquele momento, ficou claro para ele que florestas vibrantes, diversificadas e enormes ainda estavam conosco aqui na Terra e que havia histórias impressionantes de sucesso de pessoas que as mantinham intactas.

John também percebeu que a economia, embora estrategicamente útil, não estava valorizando adequadamente as florestas muito grandes. Na verdade, ela só conseguia ver o valor de suas partes, muitas vezes após sua fragmentação. Uma nova lógica – ou melhor, uma velha sabedoria – precisava orientar as políticas que salvariam esses grandes territórios e o próprio planeta no processo. A reflexão sobre essas questões acabaria por levá-lo à parceria com Tom Lovejoy e a apoiar a gestão indígena de ecossistemas vitais.

Formado em inglês e espanhol pelo Amherst College e mestre em políticas públicas pela Universidade de Harvard, John já teve artigos sobre natureza e economia veiculados no New York Times, na Stanford Social Innovation Review, na Scientific American, na Conservation Biology, no The Atlantic e em outras publicações.

leia mais

livros do autor

Este site usa cookies

Para otimizar sua experiência de navegação, usamos cookies. Ao continuar no site, assumimos que você concorda com nossa Política de Privacidade.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as últimas novidades!