Em pleno voo

Confira a trajetória de sucesso e impacto da obra “A menina que abraça o vento”, desde o seu lançamento em 2017.

Editora Voo - Confira a trajetória de sucesso e impacto da obra “A menina que abraça o vento”, desde o seu lançamento em 2017.

E não é que a história da Mersene, a pequena congolesa que se refugiou com a mãe na cidade do Rio de Janeiro, vem conquistando mais e mais leitores a cada ano? Além do público em geral, o livro tem ganhado espaço como ferramenta literária para levar o tema do refúgio às escolas e promover a integração de crianças que, assim como Mersene, buscam adaptar-se a uma nova vida no país acolhedor. 

Este ano, a obra chegou aos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental das escolas municipais de São Paulo. O livro venceu o edital da prefeitura e passou a integrar o projeto “Minha Biblioteca”, que destina um espaço à promoção e à democratização da leitura. 

Outra novidade é que, a partir deste mês de agosto, será a vez de alunos de escolas públicas e privadas do Rio de Janeiro conhecerem a história de Mersene por meio do “Refugiados nas Escolas”. O projeto, que promove encontros entre refugiados e jovens para estimular a empatia e combater o preconceito e a xenofobia, foi relançado agora em formato online pelo Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refúgio (PARES) da Cáritas RJ.

Quer conferir um pouco mais sobre a trajetória deste livro especial da Vooinho? 

2018

  • O livro foi da sala de leitura de uma escola pública no município fluminense de Itaguaí até as semanas literárias em escolas particulares da capital.
  • Esteve também numa roda de leitura em um evento sobre migrações e refúgio, promovido pelo Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CFCH-UFRJ).
  • A menina que abraça o vento foi tema de trabalhos acadêmicos, como o artigo Kombo na Ngaï Mersene: abordando migrações através da literatura infantil nos anos iniciais, produzido na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e apresentado no VII Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC), em Fortaleza, no Ceará. O trabalho tratou do uso do livro em aulas de Geografia na Educação Básica de uma escola pública em Florianópolis.

2019

  • O livro ganhou uma adaptação em braile, criada artesanalmente pela pedagoga Gisela G. de Carvalho, que leciona no Instituto de Cegos Padre Chico, em São Paulo.
  • A obra ultrapassou fronteiras durante o lançamento no VII Seminário Internacional de Estudos Fronteiriços, no Mato Grosso do Sul, em 2019, com a participação de professores que trabalham em regiões de fronteira na Bolívia e no México.
  • No mesmo ano, foi tema de bate-papo na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), a convite do Sesc, e passou a integrar a BiblioSesc, um projeto de biblioteca itinerante que percorre o país com um acervo de mais de 3.500 livros.
  • O livro foi selecionado como destaque do mês de novembro para o Cantinho da Leitura do Itaú Cultural.
  • A obra venceu o edital Eu Faço Cultura, realizado pela Secretaria Especial de Cultura do governo federal, que distribui gratuitamente produtos culturais em todo o Brasil.Muita coisa bacana! E, nesse meio tempo, teve ainda matérias sobre o livro no Fantástico, na Revista Crescer, entrevistas para rádios e o reconhecimento de blogs e produtores de conteúdo sobre literatura, como Fafá Conta, Conversa na Estante, Livreirinha, entre outros.

Você já conhece a história da vida da Marsene, a personagem principal dessa obra?

Se ainda não, então acesse aqui e adquira um exemplar deste livro especial!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

mais posts

Editora Voo - #LivroDoMês: É hora de colocar as ideias em movimento!

#LivroDoMês: É hora de colocar as ideias em movimento!

Coloque-se em movimento e leve amor por onde passar é o nosso livro do mês de dezembro. No Clube do Livro Voo, cada mês tem…
leia mais
Editora Voo - Movimento Voo: como tudo começou…

Movimento Voo: como tudo começou...

Antes de começar a história de como a Voo nasceu, eu preciso dizer que o motivo que me leva a escrevê-la é simplesmente porque é,…
leia mais

"A menina que abraça o vento" no canal da Fafá Conta

Nosso livro A menina que abraça o vento foi o selecionado pela contadora de histórias para a semana do dia mundial dos refugiados, em junho.…
leia mais
Editora Voo - Voo para um Futuro Melhor: bate-papo com escritor Cezar Tridapalli

Voo para um Futuro Melhor: bate-papo com escritor Cezar Tridapalli

A convite da Editora Voo e da Freguesia do Livro, o escritor curitibano Cezar Tridapalli participou de uma conversa com um grupo de adolescentes do…
leia mais

Este site usa cookies

Para otimizar sua experiência de navegação, usamos cookies. Ao continuar no site, assumimos que você concorda com nossa Política de Privacidade.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as últimas novidades!