A impressão que ficou na entrega dos livros doados do projeto Um por Um na Associação dos Corredores do Reino (CECORE) foi de admiração pela dedicação do casal que dirige aquela instituição: Tim e Claudia. A unidade atende cerca de 50 crianças no Morro das Pedras, em Vila Leonina, Belo Horizonte, oferecendo a elas atividades de atletismo, artes e educação.
Quando estivemos lá, notamos que as crianças e jovens seguiam Tim para todo o lado daquela casa. Ele ensina inglês, carpintaria e outros tantos dotes deste jovem australiano que veio para o Brasil em missão e se apaixonou e casou com a Claudia. Ela tem um trabalho muito bacana de coaching para os jovens daquela região.
Aliás, a região foi algo que nos marcou. Logo ali, na esquina, um grupo de homens ficou olhando a gente chegar à instituição. Depois, nos explicaram que eram traficantes e que aquele é um ponto de venda de drogas da cidade. Simples assim, debaixo do nosso nariz. Essa realidade foi um pouco chocante para mim, acostumada a passar mil vezes pela avenida Raja Gabaglia, a três quarteirões daquele local, mas sem nunca ser levada a enfrentar essa realidade.
Fiquei feliz em entregar essa doação às crianças da CECORE, pois sei que, junto com o acompanhamento da nossa parceira OMCV — organização que oferece trabalho voluntário para suporte pedagógico a crianças de diversas instituições de BH — elas terão um ótimo proveito desses livros.
Joana Mello, co-fundadora da Voo que foi entregar os livros na CECORE e que pretende, em breve, voltar lá e trabalhar com aquele pessoal.