Em pleno voo

Casa cheia no lançamento de “Pergunte à Floresta – Eporandu ka’agwy upe” em Curitiba

Editora Voo - Casa cheia no lançamento de “Pergunte à Floresta – Eporandu ka’agwy upe” em Curitiba

Na sexta feira 17/05, aconteceu em Curitiba o lançamento do livro infantil “Pergunte à Floresta”. O evento contou com o apoio da Prestinaria São Lourenço, que ficou com a casa cheia para prestigiar o autor Daniel Montoya e o tradutor do livro para o tupi-guarani Luã Apyká.

Em conversa com o público, o linguista Apyká contextualizou por meio de suas vivências e da cultura tupi-guarani a importância de uma política linguística de reconhecimento e preservação das línguas indígenas. Depois, Apyká e Montoya seguiram o bate-papo com os presentes, trazendo suas perspectivas sobre o livro lançado.

Luã Apyká é indígena da Aldeia Tabaçu rekóypy, localizada na Terra Indígena Piaçaguera, em São Paulo. Possui graduação em Linguística pela Unicamp e é membro da Executiva Nacional da Década Internacional das Línguas Indígenas da Unesco. O tupi-guarani é parte do chamado Tronco Tupi, composto por uma dezena de variações linguísticas das populações indígenas sul-americanas. Nhandewa, braço do tupi-guarani adotado no livro, é falado no litoral de São Paulo e norte do Paraná.

Voltado para crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, “Pergunte à floresta – Eporandu ka’agwy upe” acompanha o olhar fascinado dos pequenos numa curiosa e instigante conversa com a floresta. “É um livro sobre afeto, sobre como somos afetados por tudo o que esse planeta já viveu e por tudo que ocorre na natureza”, conta Montoya, que além de escritor é advogado e estuda os direitos dos povos indígenas. O livro foi ilustrado pela designer Kath Xapi Puri, indígena do povo Puri.

Confira nas imagens alguns momentos desse evento.

Postado em: 23 de maio de 2024

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

mais posts

#LivroDoMês: Aprenda a usar as cartas que compõem o kit Ser Coletivo com os fundadores do CollabSoul

Publicado de forma colaborativa, com a participação de sete autores, Ser Coletivo – Conexões com propósito é o livro do mês de julho aqui no…
leia mais
Editora Voo - A Bordo da Jornada Novo Empreendedorismo

A Bordo da Jornada Novo Empreendedorismo

Foi a partir do desejo de fortalecer os vínculos com nossos leitores, autores e parceiros que criamos o A Bordo, um grupo de leitura compartilhada.…
leia mais
Editora Voo - Fernanda Paraguassu em entrevista para o portal ItaúCultural

Fernanda Paraguassu em entrevista para o portal ItaúCultural

Em entrevista para Heloísa Iaconis do portal Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br), nossa autora Fernanda Paraguassu contou um pouco sobre a experiência de escrita do livro A menina…
leia mais
Editora Voo - #LivroDoMês: É hora de colocar as ideias em movimento!

#LivroDoMês: É hora de colocar as ideias em movimento!

Coloque-se em movimento e leve amor por onde passar é o nosso livro do mês de dezembro. No Clube do Livro Voo, cada mês tem…
leia mais

Este site usa cookies

Para otimizar sua experiência de navegação, usamos cookies. Ao continuar no site, assumimos que você concorda com nossa Política de Privacidade.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as últimas novidades!