O programa Fantástico da virada do ano trouxe uma matéria emocionante com algumas das crianças refugiadas atendidas pelo programa da Cáritas RJ. E, para ilustrar a reportagem, lá estava ela: Mersene, personagem do nosso livro A menina que abraça o vento – a história de uma refugiada congolesa, criada para representar todas essas histórias.
A reportagem, veiculada no dia 31.12.2017, apresentou as meninas Alegria, Maravilha e Plevimér, que saíram de seus países na África por conta de perseguições políticas para começar uma nova vida no Brasil. Elas se conheceram na Cáritas do Rio de Janeiro, instituição onde a autora Fernanda Paraguassu teve contato com suas histórias e brincadeiras.
Assim como Mersene no livro, as meninas enfrentam os desafios de se adaptar à nova casa, longe dos familiares que ficaram em seu país. A matéria também conversou com a autora do livro, que contou um pouco da inspiração e a motivação para escrever a história. Assista à reportagem completa:
Eu gostei da inspiraçao do autor do livro e da menina, do amor que ela tem com todos!
achei muito legal abracar o vento e interessante e divertido
Eu entendi que essas crianças africanas vieram para o Brasil procurando melhores condições de vida e ao mesmo tempo fugindo das brigas horríveis que ocorriam na África. Muito triste, pois todos os países deveriam garantir a sua população segurança e proteção.