Em pleno voo

Narrativas Negras em destaque no jornal EL PAÍS

Editora Voo - Narrativas Negras em destaque no jornal EL PAÍS

As idealizadoras do livro Narrativas Negras foram destaque no jornal EL PAÍS, em reportagem de Daniela Mercier publicada no dia 20 de novembro de 2020, Dia da Consciência Negra. Isadora Ribeiro e Júlia Rodrigues comentaram sobre o processo de escrever o livro, desde as pesquisas iniciais das personagens que fazem parte da obra até o processo de financiamento coletivo.

Confira abaixo um pequeno trecho ou clique para ler a matéria completa.

(Foto: MAYARA LAILA / Reprodução El País)

Jovens reconstroem a memória e o rosto de mulheres negras que tiveram suas histórias apagadas no Brasil
Escrito e ilustrado por mulheres, livro ‘Narrativas negras’ traz a biografia de 41 nomes femininos desde a luta contra escravidão. Trabalho lançado por editora foi idealizado pela universitária Isadora Ribeiro, 21

Não se conhece o rosto de Maria Firmina dos Reis (São Luís, 1822-1917), a primeira mulher a escrever um romance no Brasil e pioneira na literatura abolicionista. Tereza de Benguela chefiou um quilombo que reuniu centenas de negros e índios no século XVIII, mas não se sabe ao certo onde ela nasceu nem como morreu. Mulher de Zumbi dos Palmares (União dos Palmares, 1655-1695), Dandara divide historiadores, e a escassez de registros sobre ela torna sua existência para muitos uma lenda. A primeira advogada do Piauí era uma negra escravizada e foi assim reconhecida 247 anos depois de escrever uma carta ao governador da então província denunciando maus-tratos que sofria nas mãos de um novo senhor: “Pelo que peço a V.S. pelo amor de Deus e do seu valimento, ponha aos olhos em mim, ordenando ao Procurador que mande para a fazenda aonde ele me tirou para eu viver com meu marido e batizar minha filha”, escreveu Esperança Garcia, em 1770.

Apagamento histórico, reconhecimento tardio e situações de exploração —e de resistência— coincidem na trajetória de mulheres negras que ajudaram a construir e pensar o Brasil mas estão ausentes dos livros didáticos e de literatura ou, mais recentemente, relegadas a capítulos menores de obras que resgatam personalidades femininas, em sua maioria brancas, de relevância no país. A busca por referências sobre mulheres negras, duplamente ocultadas pelo machismo e pelo racismo, mobilizou cerca de 60 escritoras e ilustradoras a colocar algumas dessas vidas no papel: assim surgiu o livro Narrativas negras – Biografias ilustradas de mulheres pretas brasileiras, uma publicação bancada por meio de financiamento coletivo e lançada em outubro pela editora mineira Voo.

Leia a matéria completa aqui no link.

Veja também: 

Conheça 10 mulheres retratadas pelo “Narrativas negras”

Postado em: 7 de dezembro de 2020

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

mais posts

Editora Voo - Raul Santahelena em noite de autógrafos no Nex do Rio

Raul Santahelena em noite de autógrafos no Nex do Rio

A noite foi de muitos encontros, bate-papo e autógrafos para nosso autor Raul Santahelena, no lançamento do livro Truthtelling – Por marcas mais humanas, autênticas…
leia mais
Editora Voo - Venha ver o que os alunos da ONG Gaia+, os gaianinhos, estão criando a partir dos livros doados pela Voo

Venha ver o que os alunos da ONG Gaia+, os gaianinhos, estão criando a partir dos livros doados pela Voo

A ONG Gaia+ é  uma grande parceira da Voo. Eles têm um trabalho incrível na formação de crianças e jovens por meio da educação e…
leia mais

#LivroDoMês: Aprenda a usar as cartas que compõem o kit Ser Coletivo com os fundadores do CollabSoul

Publicado de forma colaborativa, com a participação de sete autores, Ser Coletivo – Conexões com propósito é o livro do mês de julho aqui no…
leia mais
Editora Voo - 3 perguntas para Rodrigo V. Cunha, autor do livro “Humanos de Negócios”

3 perguntas para Rodrigo V. Cunha, autor do livro "Humanos de Negócios"

Pai, CEO de uma empresa e escritor, Rodrigo V. Cunha integrou em 2020 o time de autores da Voo. Em seu livro Humanos de Negócios,…
leia mais

Este site usa cookies

Para otimizar sua experiência de navegação, usamos cookies. Ao continuar no site, assumimos que você concorda com nossa Política de Privacidade.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as últimas novidades!