Promover encontros entre refugiados e jovens de escolas públicas e privadas para sensibilizar crianças e adolescentes sobre a situação dos refugiados no mundo e estimular a empatia, combatendo o preconceito e a xenofobia são os objetivos do projeto Refugiados nas Escolas, criado pelo Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refúgio (PARES) da Cáritas do Rio de Janeiro.
As visitas nas escolas, que precisaram ser interrompidas em 2020 com a pandemia e a suspensão das aulas presenciais, foram retomadas no segundo semestre 2021, experimentando um novo formato on-line, o que permitiu ampliar a atuação do projeto para outras cidades além da região metropolitana do Rio. Contando agora com o apoio da Editora Voo, outra novidade desta nova etapa é a abordagem do tema a partir do livro A menina que abraça o vento, da Vooinho, possibilitando múltiplas atividades interdisciplinares.
Na Escola Municipal Professor Walfrido Maciel Monteiro, em São Sebastião, São Paulo, a professora Rosinéa Garçon desenvolveu uma série de atividades com os alunos do Ensino Fundamental II de maneira interdisciplinar, iniciando com a leitura do livro e culminando num encontro on-line com a participação da autora Fernanda Paraguassu e dos membros do PARES Cáritas RJ Thais Imbuzeiro, Caio Dério e Mirelle Muluila. Segunda a professora, o relato de Mirelle, refugiada congolesa, sensibilizou a todos despertando o sentimento de empatia e respeito pelos que vivem em situação de refúgio. Confira aqui o relatório completo deste incrível trabalho realizado por Rosinéa.
Sobre o projeto
O Refugiados nas escolas começou por acaso, em 2015, quando a equipe do PARES Cáritas RJ começou a fazer palestras em escolas, atendendo a convites de professores interessados em tratar do tema do refúgio com seus alunos. A partir de 2017, a atividade passou a ser mais estruturada e frequente. Entre 2016 e o primeiro semestre deste ano, 71 escolas solicitaram palestras do Refugiados nas Escolas.
“Os encontros entre pessoas refugiadas e estudantes deram tão certo que se tornaram um projeto muito importante, uma forma de alcançarmos as futuras gerações, trabalhando com elas a importância da defesa dos direitos humanos”, ressalta Aline Thuller, coordenadora geral do PARES Cáritas RJ. “Nas palestras, esclarecemos quem são as pessoas refugiadas e quais são os desafios que elas enfrentam, aproximamos crianças e jovens da realidade atual, através do relato das pessoas refugiadas e promovemos valores de empatia e tolerância”, conclui.
Os encontros são organizados para turmas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Ao final de uma breve apresentação de um representante do PARES Cáritas RJ e do relato de uma pessoa refugiada, chega o momento das perguntas, que costumam ser numerosas, tamanho o interesse de crianças e jovens. A conscientização desde cedo é importante na construção de uma sociedade sensível à situação dos refugiados.
Para receber o Refugiados nas Escolas, é preciso enviar um e-mail para [email protected].
Um por Um
Além do apoio a este projeto, os recursos destinados pela Voo ao PARES Cáritas RJ por meio do Um por Um do livro A menina que abraça o vento já possibilitaram beneficiar cerca de 200 famílias em situação de extrema vulnerabilidade com a compra de cestas básicas por três meses e 100 famílias com auxílio financeiro no valor de R$400. Com mais de 230 mil exemplares vendidos, o livro foi lançado em 2017 pelo selo infantil Vooinho. Para cada exemplar vendido, 5% da receita da editora é doada para a instituição, além de metade dos direitos autorais, estes doados pela autora Fernanda Paraguassu.