Em pleno voo

Refugiados nas escolas ganha o apoio da Voo e amplia atuação para todo país

Editora Voo - Refugiados nas escolas ganha o apoio da Voo e amplia atuação para todo país

Promover encontros entre refugiados e jovens de escolas públicas e privadas para sensibilizar crianças e adolescentes sobre a situação dos refugiados no mundo e estimular a empatia, combatendo o preconceito e a xenofobia são os objetivos do projeto Refugiados nas Escolas, criado pelo Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refúgio (PARES) da Cáritas do Rio de Janeiro.

As visitas nas escolas, que precisaram ser interrompidas em 2020 com a pandemia e a suspensão das aulas presenciais, foram retomadas no segundo semestre 2021, experimentando um novo formato on-line, o que permitiu ampliar a atuação do projeto para outras cidades além da região metropolitana do Rio. Contando agora com o apoio da Editora Voo, outra novidade desta nova etapa é a abordagem do tema a partir do livro A menina que abraça o vento, da Vooinho, possibilitando múltiplas atividades interdisciplinares.

Na Escola Municipal Professor Walfrido Maciel Monteiro, em São Sebastião, São Paulo, a professora Rosinéa Garçon desenvolveu uma série de atividades com os alunos do Ensino Fundamental II de maneira interdisciplinar, iniciando com a leitura do livro e culminando num encontro on-line com a participação da autora Fernanda Paraguassu e dos membros do PARES Cáritas RJ Thais Imbuzeiro, Caio Dério e Mirelle Muluila. Segunda a professora, o relato de Mirelle, refugiada congolesa, sensibilizou a todos despertando o sentimento de empatia e respeito pelos que vivem em situação de refúgio. Confira aqui o relatório completo deste incrível trabalho realizado por Rosinéa.

 

Sobre o projeto

O Refugiados nas escolas começou por acaso, em 2015, quando a equipe do PARES Cáritas RJ começou a fazer palestras em escolas, atendendo a convites de professores interessados em tratar do tema do refúgio com seus alunos. A partir de 2017, a atividade passou a ser mais estruturada e frequente. Entre 2016 e o primeiro semestre deste ano, 71 escolas solicitaram palestras do Refugiados nas Escolas.

“Os encontros entre pessoas refugiadas e estudantes deram tão certo que se tornaram um projeto muito importante, uma forma de alcançarmos as futuras gerações, trabalhando com elas a importância da defesa dos direitos humanos”, ressalta Aline Thuller, coordenadora geral do PARES Cáritas RJ. “Nas palestras, esclarecemos quem são as pessoas refugiadas e quais são os desafios que elas enfrentam, aproximamos crianças e jovens da realidade atual, através do relato das pessoas refugiadas e promovemos valores de empatia e tolerância”, conclui.

Os encontros são organizados para turmas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Ao final de uma breve apresentação de um representante do PARES Cáritas RJ e do relato de uma pessoa refugiada, chega o momento das perguntas, que costumam ser numerosas, tamanho o interesse de crianças e jovens. A conscientização desde cedo é importante na construção de uma sociedade sensível à situação dos refugiados.

Para receber o Refugiados nas Escolas, é preciso enviar um e-mail para [email protected].

Um por Um

Além do apoio a este projeto, os recursos destinados pela Voo ao PARES Cáritas RJ por meio do Um por Um do livro A menina que abraça o vento já possibilitaram beneficiar cerca de 200 famílias em situação de extrema vulnerabilidade com a compra de cestas básicas por três meses e 100 famílias com auxílio financeiro no valor de R$400. Com mais de 230 mil exemplares vendidos, o livro foi lançado em 2017 pelo selo infantil Vooinho. Para cada exemplar vendido, 5% da receita da editora é doada para a instituição, além de metade dos direitos autorais, estes doados pela autora Fernanda Paraguassu.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

mais posts

Editora Voo - Venha ver o que os alunos da ONG Gaia+, os gaianinhos, estão criando a partir dos livros doados pela Voo

Venha ver o que os alunos da ONG Gaia+, os gaianinhos, estão criando a partir dos livros doados pela Voo

A ONG Gaia+ é  uma grande parceira da Voo. Eles têm um trabalho incrível na formação de crianças e jovens por meio da educação e…
leia mais
Editora Voo - O que realmente vende: artigo dos autores Kiko Kislansky e Fred Alecrim no Estadão

O que realmente vende: artigo dos autores Kiko Kislansky e Fred Alecrim no Estadão

Os autores do livro Pare de Vender Assim, Kiko Kislansky e Fred Alecrim, assinam um artigo veiculado na coluna do repórter Fausto Macedo no site…
leia mais
Editora Voo - Doação de livros para alunos do Ensino Médio em Natal; confira o depoimento da professora

Doação de livros para alunos do Ensino Médio em Natal; confira o depoimento da professora

Como parte do projeto Um por Um da venda dos livros O que você faz com um problema?, enviamos alguns exemplares da tiragem especial de…
leia mais
Editora Voo - Voo e Apoena convidam para o lançamento de “Os Novos Empreendedorez”

Voo e Apoena convidam para o lançamento de "Os Novos Empreendedorez"

“Quem são os Novos EmpreendedoreZ? São aqueles que mudam o jogo, que podem ser encontrados jogando de forma diferente em áreas variadas. São os empresários,…
leia mais

Este site usa cookies

Para otimizar sua experiência de navegação, usamos cookies. Ao continuar no site, assumimos que você concorda com nossa Política de Privacidade.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as últimas novidades!