Em pleno voo

Editora Voo organiza programação literária do World Creativity Day no Rio

Editora Voo - Editora Voo organiza programação literária do World Creativity Day no Rio

No ano em que o Rio de Janeiro recebe o título de Capital Mundial do Livro pela UNESCO, a cidade se torna palco de uma celebração especial do World Creativity Day — o maior festival colaborativo de criatividade do mundo — com uma programação voltada à promoção da literatura para a transformação social e a valorização da autoria feminina.

Entre os dias 21 e 23 de abril, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) sediará uma série de atividades gratuitas, com mesas temáticas, sessões de autógrafos, exposições e rodas de conversa. A programação literária foi construída pela Editora Voo e destaca autoras e autores que transformam suas vivências em narrativas potentes, sensíveis e provocadoras.

Em especial, dia 23 de abril, data da solenidade de entrega do título à prefeitura do Rio de Janeiro e Dia Mundial do Livro, toda a programação foi costurada para dar destaque e valorizar a diversidade e o impulsionamento da inclusão na literatura nacional.

Fechando a manhã, a Editora Voo, em parceria com a FLUP – Festa Literária das Periferias , lançará o edital Bota Fé na Leitura para a realização de um concurso que premiará uma autora negra e um/a ilustrador/a com a publicação de um livro infantil inédito pelo selo Vooinho.

O edital Bota Fé na Leitura, que premiará uma escritora negra e artista de ilustração, representa um passo significativo no fortalecimento da representatividade literária e na criação de narrativas para crianças, que valorizem a diversidade e promovam a inclusão desde a primeira infância.

A Voo acredita no poder das histórias: de transformar quem lê, de despertar quem escreve, de mudar o mundo, uma página por vez. Então, promover este edital em parceria com a FLUP é mais uma manifestação do nosso propósito e do nosso compromisso com a justiça social, afirma Claudia Kubrusly, sócia-fundadora da Editora Voo e do selo infantil Vooinho.

O lançamento do edital será realizado durante a mesa Bota Fé na Leitura – Abrindo caminhos para a publicação, que discutirá os desafios enfrentados por autores negros no mercado editorial, com foco na criação de histórias que valorizem a identidade e a imaginação das novas gerações. A conversa terá a participação de Verônica Bonfim, cantora, compositora, atriz, dramaturga e escritora de livros infantis premiados, ao lado de Estevão Ribeiro, escritor, roteirista e autor de mais de 20 livros, incluindo histórias em quadrinhos e literatura infantil. A mediação será feita por Simone Mota, escritora, roteirista e curadora da programação infantil da Flup 2025, que também colabora com produções audiovisuais e literárias.

A valorização do samba, expressão máxima da poesia, da criatividade e da identidade carioca e brasileira será tema de outra mesa com a presença da Flup. Mora na Filosofia: o samba é um livro aberto destacará o samba como uma forma de filosofia, literatura e pensamento crítico.  A conversa terá a participação de Vanessa Pereira, poeta, sambista, produtora cultural e curadora do projeto Mora na Filosofia, que irá dialogar com Evandro Luiz da Conceição, jornalista, escritor, roteirista e pesquisador do samba. A mediação ficará a cargo de Brendow Gabriel, pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com foco em samba, cultura de rua e filosofia popular brasileira.

À tarde, a Voo traz seus autores para uma mesa sobre Literatura infantil de impacto. Fernanda Paraguassu, autora do livro “A menina que abraça o vento – a história de uma refugiada congolesa“, que participará do bate-papo, destaca a importância da literatura infantil para a compreensão do mundo.

Livros ajudam a construir uma visão de mundo mais sensível e humanizada, afirma Fernanda.

Ao lado dela, estarão Sergio Campante, autor de “Baleia“, uma história sobre o impacto do lixo nos oceanos, e Tina Costa, autora de “O pequeno-dente-de-leão”, no prelo, que aborda o tema do abuso.

A parceria da Editora Voo com a Mapalab trará ainda a mesa Mulheres na Literatura: Autoria e Protagonismo, com a presença das escritoras Luciana de Gnone, autora de romances policiais como “Crimes em Copacabana” e “Evidência 7”, e Su Amélia, conhecida pela obra “Melhor não saber que horas são”, que aborda a insônia feminina com lirismo. A mediação ficará a cargo de Camila Perlingeiro, autora de “Fragmentos sobre o fim do amor”. A conversa irá abordar os desafios da autoria feminina, o impacto da literatura no público leitor e a presença de mulheres em gêneros historicamente dominados por homens.

O World Creativity Day tem o objetivo de inspirar pessoas a construir carreiras, projetos, negócios e comunidades mais inovadoras. No Rio de Janeiro, o evento é organizado por um time de mulheres potentes, com a liderança de Erica Garcia e Karina Tarabay, CEO da evolve. A participação é gratuita e as inscrições devem ser feitas pelo site do WCD 2025. “Costuramos um evento voltado à ação efetiva. Reunimos autoridades em criatividade e impacto de todo o Brasil para, além de compartilhar conteúdo, estimular a promoção de ações efetivas no Rio de Janeiro e em outras cidades do país”, afirma Karina.

Postado em: 19 de abril de 2025

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

mais posts

Editora Voo - Novidade Vooinho: “O que você faz com um problema?”, mais um bestseller de Kobi Yamada

Novidade Vooinho: "O que você faz com um problema?", mais um bestseller de Kobi Yamada

A Vooinho, selo infantil da Editora Voo, traz ao mercado de livros infantis mais um bestseller do autor norte-americano Kobi Yamada em parceria com a…
leia mais
Editora Voo - “Negócio Incomum” traz lições da icônica Patagonia

"Negócio Incomum" traz lições da icônica Patagonia

A Editora Voo traz ao Brasil o livro que comemora os 50 anos da Patagonia, a marca americana icônica entre os praticantes do montanhismo e…
leia mais
Editora Voo - Entrega de livros para escola em Barra Longa (MG), cidade afetada pelo rompimento da barragem

Entrega de livros para escola em Barra Longa (MG), cidade afetada pelo rompimento da barragem

Vivemos recentemente uma das maiores catástrofes ambientais do nosso país. Estamos todos chocados, revoltados, tristes. Mas, em meio a todo esse sentimento, vimos surgir uma…
leia mais

#LivroDoMês: Raul Santahelena responde a perguntas enviadas pelos leitores.

Truthtelling foi o livro escolhido para a estreia do Clube do Livro da Voo. A cada mês, um livro ganha desconto especial no site e…
leia mais

Este site usa cookies

Para otimizar sua experiência de navegação, usamos cookies. Ao continuar no site, assumimos que você concorda com nossa Política de Privacidade.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as últimas novidades!