A Vooinho, selo infantil da Editora Voo, acaba de lançar sua primeira campanha de financiamento coletivo para publicação de um livro infantil. A obra A menina que abraça o vento – A história de uma refugiada congolesa é um olhar emocionante sobre as crianças refugiadas, com autoria de Fernanda Paraguassu e ilustrações de Suryara Bernardi. A campanha está no ar no canal Infanciar da plataforma de crowdfunding Juntos.com.vc. Saiba um pouco mais sobre o projeto abaixo, depois clique para apoiar a campanha e garantir o seu exemplar: www.infanciar.juntos.com.vc/amenina
Sobre o livro
A menina que abraça o vento é um livro infantil com uma narrativa doce e leve sobre a história de Mersene, uma garotinha que fugiu do triste conflito da República Democrática do Congo. Enquanto se adapta à nova vida no Brasil, Mersene, que teve que se separar de parte da família, cria uma brincadeira para driblar a saudade.
A história de Mersene foi inspirada em histórias reais de diversas meninas congolesas refugiadas na cidade do Rio de Janeiro. Foi na convivência com famílias refugiadas que a autora Fernanda Paraguassu observou a tocante capacidade dessas crianças em superar a dor e a saudade.
Empatia, acolhimento e resiliência. O livro “A menina que abraça o vento” é um olhar emocionante sobre as crianças refugiadas. Apoie a publicação deste livro e nos ajude a contá-la!
Um por um
Na Vooinho, assim como na Voo, todos os livros trazem junto um projeto de contrapartida solidária. Cada livro A menina que abraça o vento vendido terá 5% da receita revertida ao PARES Cáritas-RJ. Com 40 anos de atuação, a Cáritas do Rio de Janeiro tem um trabalho pioneiro de assistência a refugiados no Brasil. O Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refúgio (PARES) é apoiado pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e promove o acolhimento, a proteção legal e a integração local daqueles que chegam ao Rio de Janeiro.
Sobre a autora
Fernanda Paraguassu é jornalista e autora do livro Buenos Aires com crianças – aventurinhas na terra do dulce de leche. Inspirada nos próprios dilemas de mãe, escreveu a coluna Manhê! no site do GNT. A jornalista, que começou a carreira cobrindo economia em Brasília, é desafiada agora a trazer um texto leve para estimular o debate sobre como lidar com adversidades na infância. Fernanda, que morou com os filhos na Argentina e em Jerusalém, acredita que as crianças podem nos ensinar muito mais do que imaginamos.
Sobre a ilustradora
Suryara Bernardi é uma ilustradora mineira com muito talento. Sua arte já estampou diversos livros infantis, revistas, materiais didáticos, dentre outros. O colorido e a leveza de seus traços foram determinantes na sua escolha para compor este projeto. Com certeza, Suryara saberá dar vida à personalidade da nossa Mersene.