Em pleno voo

Confira como foi o lançamento de “As guerreiras na história Pataxó” em São Paulo!

Editora Voo - Confira como foi o lançamento de “As guerreiras na história Pataxó” em São Paulo!

Na quinta-feira, dia 21/06, aconteceu em São Paulo o lançamento do livro “As Guerreiras na História Pataxó” em parceria com a Corall Consultoria.

O evento reuniu os parceiros e clientes da Corall Consultoria e contou com a presença da autora do livro Nitynawã Pataxó e do cacique da Reserva da Jaqueira Syratã.

Em um momento onde lideranças indígenas, ambientalistas, indigenistas e representantes de vários setores da sociedade têm se manifestado na defesa dos direitos dos povos originários, chega ao mercado editorial uma publicação que traz a rara perspectiva de uma indígena mulher sobre a história de luta e sobrevivência dos Pataxó. “As guerreiras na história Pataxó” narra a trajetória de Nitynawã Pataxó na fundação da comunidade da Reserva da Jaqueira, área preservada de Mata Atlântica, próxima a Porto Seguro, na Bahia. 

Nascida na Aldeira Imbiriba, Nitynawã morou na mata até os 14 anos. Na convivência com os anciãos da sua aldeia, conheceu as histórias de seus antepassados e ouviu relatos daqueles que ainda carregavam as dolorosas lembranças da violência sofrida em diversos episódios na região. “Escrevi este livro porque queria contar a nossa verdadeira história, para que conheçam os povos originários. Porque os livros trazem versões que não foram contadas por nós. É uma visão de fora. Nele, trago a história saindo da memória de uma mulher Pataxó”, conta a autora.

Entre as passagens mais marcantes, está aquela que ficou conhecida como o “Massacre de 1951” – quando, acusados de um roubo que não cometeram, os Pataxó da região foram espancados, muitos mortos, e a aldeia incendiada. O atentado dispersou grande parte da comunidade dos Pataxó, muitos dos quais preferiram não retornar às suas raízes.

No livro, Nitynawã resgata todo esse histórico e relata como o desejo de ressignificar suas origens e preservar a cultura Pataxó para as novas gerações motivaram ela e suas irmãs Jandaya e Nayara a criar uma comunidade na Reserva da Jaqueira, área ameaçada dentro da Terra Indígena Coroa Vermelha. “A reserva fica em um local sagrado para nós. Um dia fui lá com minhas irmãs, fizemos nossas danças e rituais, e, ao final, sob o cenário de um lindo céu estrelado, decidimos que de lá não sairíamos mais”, lembra. Enfrentando obstáculos burocráticos, ameaças de interessados naquela propriedade e o descrédito de outros líderes, Nitynawã despertou-se como uma líder à frente da construção e execução de todo o projeto.

Mantido pela Associação Pataxó de Ecoturismo, fundada em 1999 por Nitynawã e suas irmãs, o local é hoje referência no etnoturismo, propiciando a sustentabilidade financeira da comunidade e promovendo a conscientização de visitantes por meio de vivências na mata e na aldeia indígena. Com fotos do acervo da própria comunidade, o livro ganhou nova edição pela Voo com apoio da Corall Consultoria.

As guerreiras na história Pataxó está disponível no formato impresso, em e-book e nos principais comércios on-line.

Visitantes da Reserva da Jaqueira também poderão adquirir o livro direto com a comunidade, que ficará com toda a receita dessas vendas.

Abaixo você encontra imagens de alguns momentos do evento.

👉 Para comprar um exemplar do livro , clique aqui.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

mais posts

Editora Voo - A Bordo da Jornada Novo Empreendedorismo

A Bordo da Jornada Novo Empreendedorismo

Foi a partir do desejo de fortalecer os vínculos com nossos leitores, autores e parceiros que criamos o A Bordo, um grupo de leitura compartilhada.…
leia mais
Editora Voo - #FiqueEmCasaeLeia _ Já que não podemos ir lá fora, vamos nos voltar para dentro?

#FiqueEmCasaeLeia _ Já que não podemos ir lá fora, vamos nos voltar para dentro?

Nosso propósito jamais fez tanto sentido para nós como neste momento delicado em que nos encontramos como humanidade: despertar a consciência por um mundo que…
leia mais
Editora Voo - A menina que abraça o vento no Fantástico

A menina que abraça o vento no Fantástico

O programa Fantástico da virada do ano trouxe uma matéria emocionante com algumas das crianças refugiadas atendidas pelo programa da Cáritas RJ. E, para ilustrar a reportagem, lá estava…
leia mais
Editora Voo - Professores e bibliotecários têm 15% de desconto permanente aqui no site!

Professores e bibliotecários têm 15% de desconto permanente aqui no site!

Por uma educação de impacto! O site da Voo tem desconto permanente de 15% para professore(a)s e bibliotecário(a)s em todos os nossos livros. Basta fazer…
leia mais

Este site usa cookies

Para otimizar sua experiência de navegação, usamos cookies. Ao continuar no site, assumimos que você concorda com nossa Política de Privacidade.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as últimas novidades!