O portal Rhyzos produz conteúdo diverso sobre Educação e, recentemente, publicou uma resenha sobre o livro Criatividade Contagiante, da Luciane B. Valls. Confira um trecho e clique depois para ler o texto completo:
Como o professor, em cada turma e escola, pode nutrir o pensamento criativo
Em 2006, sir Ken Robinson (1950-2020) proferiu a palestra mais assistida da história na série de conferências TED: Do Schools Kill Creativity? (“As escolas matam a criatividade?”). Nela, o lendário professor emérito da Universidade de Warwick cravou: a criatividade é tão importante quanto a alfabetização. Para a psicopedagoga Luciane Bonamigo Valls, a afirmação segue verdadeira e cada vez mais atual.
Valls é autora de “Criatividade contagiante: Como a escola pode nutrir o pensamento criativo”. O livro foi publicado pela editora Voo em 2021, mas escrito antes da pandemia. O que não significa que a obra é desatualizada. A autora reconhece que o impacto da covid ainda não era totalmente conhecido ou mensurável na ocasião do lançamento. Contudo, ela não hesita: seja quais forem os desafios que as escolas enfrentem, a solução sempre passa pela criatividade.
“Pensar de maneira criativa propicia não apenas condições cognitivas para lidarmos com tantas incertezas e complexidades, mas também as condições emocionais para lidarmos, de forma saudável, com tantos desafios”, diz Valls.
Seu currículo é admirável – o que lhe confere autoridade quanto ao assunto. Luciane Bonamigo Valls é formada em psicologia pela UFRGS e em Psicopedagogia pela Escuela Psicopedagogica de Buenos Aires, com MBA em Gestão Educacional pela FGV. Depois de trabalhar como psicóloga educacional e psicopedagoga clínica no Brasil, mudou-se para os Estados Unidos, onde há dez anos realiza diferentes atividades na área da criatividade e educação, incluindo um mestrado em estudos criativos na State University of New York.
Clique aqui para continuar a leitura no portal Rhyzos.