Em pleno voo

Entrevista com Luciane Valls, autora do novo livro da Voo, “Criatividade Contagiante”.

Editora Voo - Entrevista com Luciane Valls, autora do novo livro da Voo, “Criatividade Contagiante”.

À convite da Voo, Luciane Valls, autora do recém-lançado “Criatividade Contagiante”, respondeu a algumas questões sobre “Criatividade” e os bastidores por trás da criação de seu primeiro livro. 

Confira abaixo!

Voo –  Por que decidiu escrever o livro ”Criatividade Contagiante”?

Luciane Valls – Para contagiar criatividade! A criatividade é encantadora pois pensar de forma criativa proporciona muitas possibilidades. Acredito que a criatividade não é apenas uma competência que todos devemos desenvolver para estarmos mais preparados para os desafios desse mundo tão complexo, mas também algo que merecemos. A criatividade está associada ao bem-estar emocional. Pensar de forma criativa gera otimismo, autoconfiança e esperança de que seremos capazes de encontrar alternativas para solucionar os nossos desafios. Não tinha sentido eu deixar todos os meus aprendizados e reflexões sobre criatividade apenas para mim. Escrever o livro “Criatividade Contagiante” foi a minha contribuição para tornar as nossas escolas (e o nosso mundo) um lugar um pouco mais alegre e saudável para todos.

 

Voo – Quais são as suas principais referências no tema?

Luciane Valls – São muitas. Confesso que é difícil selecionar apenas algumas. Na área da educação criativa, minhas principais referências são E. Paul Torrance, Anna Craft, Ken Robinson e   Ronald Beghetto, além de Eunice Alencar, professora emérita da UNB, que desempenhou um papel fundamental no estudo e na pesquisa da criatividade na educação no Brasil.

 

Voo – O que você entende por Criatividade?

Luciane Valls – Eu costumo dizer que a criatividade é o melhor presente que recebemos quando nascemos. Na palavra criatividade, consta a palavra vida e, para mim, criatividade é vida. Ela permite que a gente não fique estagnado, busque alternativas, gere novas possibilidades e siga pensando e experimentando constantemente. Criatividade envolve fluxo de ideias, experimentações, ajustes, novas construções. Ela está em constante movimento. Ela é viva e traz vida para nós. Criatividade está relacionada com uma vida mais alegre, intensa, cheia de realizações e significado. A criatividade é muito potente. Isso é criatividade para mim.

 

Voo – Qual é o impacto que você espera que sua obra cause nos leitores?

Luciane Valls – Há duas coisas que eu espero muito que aconteça após a leitura desse livro. A primeira é que ele traga clareza sobre a importância crescente da criatividade nas nossas vidas e inspiração para os leitores fortalecerem a sua própria criatividade. A segunda está relacionada a algo que eu escrevo no último capítulo do livro, chamado Criafetividade. Eu espero que a leitura inspire os leitores não só a buscarem ser mais criativos, mas a usarem a sua criatividade para promover o bem para todos. Se tivermos pessoas capazes de pensar de forma criativa e preocupadas em causar impactos positivos, seremos capazes de construir um mundo melhor para todos.

 

Voo – A Criatividade depende de muitos recursos? É preciso um grande investimento em estrutura ou tecnologia?

Luciane Valls – Não. Esse é um grande equívoco. E é por isso que eu escrevi um livro que pode ser usado tanto em escolas privadas quanto em escolas públicas. Para mim, a única “tecnologia” realmente essencial para a promoção da criatividade é o nosso cérebro. O principal investimento é uma formação séria para professores e gestores educacionais. Ensinar os alunos a pensar de forma criativa envolve valorizar o observar, o perguntar, o aprender, o imaginar, o brincar, o construir, o persistir… Para isso, mais do que grandes investimentos em estrutura ou tecnologia, precisamos da criação de um espaço seguro onde os estudantes possam aprender de forma legítima, com direito a experimentar, errar, refletir, ajustar, colaborar. O investimento em espaço físico e recursos tecnológicos pode contribuir, mas, se ele não estiver alicerçado em um entendimento claro do que é essencial para o processo criativo, ele não fará milagres. Muitas vezes, pode ter até o efeito contrário.

 

Voo – Por que uma escola precisa ser criativa?

Luciane Valls – Eu vou trazer três razões. Primeira: uma escola que promove a criatividade permite que seus estudantes desenvolvam uma das principais competências exigidas pelo sociedade atual e prepara-os para lidar com os desafios de um mundo em constante mudança. Segunda: a aprendizagem criativa é uma aprendizagem que ocorre em um nível mais profundo. Ela não fica restrita à mera memorização ou reprodução do conhecimento, mas envolve níveis mais elevados de pensamento. Terceira: pensar de forma criativa está associado ao bem-estar emocional. Quem não gostaria que seus filhos estudassem em uma escola que os prepara, de verdade, para o futuro, promove aprendizagens mais  profundas e significativas e, ainda por cima, favorece a saúde mental?

 

Voo – Qual é a diferença entre criatividade e originalidade?

Luciane Valls – Originalidade é condição necessária, mas não suficiente para a criatividade. Quando pensamos em algo criativo, pensamos em algo novo, que não existia antes e, portanto, algo original. Porém, isso não basta. A ideia original, para ser criativa, precisar agregar algum valor. Ela precisa ser útil, resolver algum tipo de problema, gerar uma nova alternativa, ser adequada a uma determinada situação. Nas escolas, essa distinção é fundamental. Não queremos que os estudantes sejam capazes de dar respostas diferentes apenas para chamar a atenção ou serem excêntricos. Queremos estimular a originalidade dos nossos estudantes para que eles possam aprender de forma mais significativa, resolver problemas mais complexos e criar novas soluções.

Quer desenvolver o seu pensamento criativo? Clique aqui e confira o perfil @criatividadecontagiante no Instagram.

1 comentários para “Entrevista com Luciane Valls, autora do novo livro da Voo, “Criatividade Contagiante”.

  1. Ross Mary Vieira disse:

    Luciane, recebi, li e adorei seu livro. Que livro fascinante! Um universo de ideias criativas, dicas de atividades, de artistas, de livros e muita fundamentação teórica. Quanta generosidade em partilhar tanta pesquisa e conhecimento. Que este livro abra a cabeça e o coração de muitos professores para que promovam uma educação “criafetiva”. Parabéns!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

mais posts

#LivroDoMês: Nuno Cobra Jr. fala sobre responsabilidade corporal

O Músculo da Alma foi o livro do mês de janeiro e durante esse período diversos leitores interagiram conosco e comentaram sobre o livro. Neste…
leia mais
Editora Voo - Claudia Kubrusly em entrevista para a revista Revista-se da Reserva

Claudia Kubrusly em entrevista para a revista Revista-se da Reserva

A Claudia, sócia-fundadora da Voo, conversou com o Rony Meisler, fundador da marca de roupas carioca Reserva, para um matéria na revista Revista-se em que…
leia mais
Editora Voo - Voo para um Futuro Melhor: exposição com os trabalhos de 2019

Voo para um Futuro Melhor: exposição com os trabalhos de 2019

Uma exposição organizada pelas professoras do CENSE São Francisco, em Piraquara (PR), marcou o encerramento das atividades do projeto Voo para um Futuro Melhor em…
leia mais
Editora Voo - NOVIDADE! Chegou o “O Essencial da Teoria U” em e-book

NOVIDADE! Chegou o "O Essencial da Teoria U" em e-book

Mais de dez anos após lançar sua primeira obra sobre da Teoria U, Otto Scharmer traz em seu novo livro O Essencial da Teoria U…
leia mais

Este site usa cookies

Para otimizar sua experiência de navegação, usamos cookies. Ao continuar no site, assumimos que você concorda com nossa Política de Privacidade.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as últimas novidades!