Em pleno voo

Editora Voo participa da Publisher’s Conference 2024 em Sharjah

Editora Voo - Editora Voo participa da Publisher’s Conference 2024 em Sharjah

Depois de 14 horas de voo e mais meia hora de carro, chegamos a Sharjah, nos Emirados Árabes, a convite da Autoridade Literária de Sharjah (SBA), para a 14ª. edição da Conferência de Editores. O evento foi realizado entre os dias 3 e 5 de novembro, véspera da 43ª Feira Internacional do Livro de Sharjah (SIBF). O terceiro maior emirado, atrás de Dubai e Abu Dhabi, é governado pela família Qasimi, e é considerado um hub cultural e literário dos Emirados Árabes.

“Toda voz, toda perspectiva, e toda cultura tem a oportunidade de ser vista e ouvida”, afirmou a presidente da SBA, Sheikha Bodour Al Qasimi (foto em destaque), durante a abertura da conferência, para uma plateia de editores e agentes literários de 108 países. “Se permitirmos que diferentes comunidades conversem apenas entre si, elas reforçarão seus próprios preconceitos e tendências, criando um mundo onde a compreensão entre culturas se perderá. Num mundo assim, ninguém ganha”, completou.

Num dos painéis do primeiro dia, a diretora digital e CEO de Língua Estrangeira da HarperCollins, Chantal Restivo-Alessi, destacou a habilidade para atração das novas gerações para a leitura. “Os jovens não querem esperar, o que faz com que nós, editores, tenhamos que ser ainda mais rápidos na publicação”, disse. Para o presidente da Ingram Content Group e da Lightning Source, John Ingram, a impressão sob demanda permite que os editores possam investir mais em marketing do que em estoque. Assim, é possível fazer um uso mais eficiente dos recursos, que muitas vezes são limitados.

Ingram é a empresa de distribuição de serviços para o mercado editorial parceira da Sharjah Book Authority no fornecimento de infraestrutura para ajudar editoras a atingir um público mais amplo, nos mercados árabe e do norte da África. O Lightning Source Sharjah, que tivemos a chance de visitar, é uma das maiores operadoras de impressão sob demanda em larga escala do Oriente Médio, promovendo publicação sustentável na região.

Foram dias de intensas reuniões com especialistas em inteligência artificial, audiolivros, mercados chinês e indiano, e conteúdo digital, que conduziram 8 mesas-redondas.

Também participamos de conversas com representantes de países de todos os continentes. Na ocasião, tivermos a oportunidade de apresentar a história da Editora Voo, mostrar nosso catálogo de obras, com destaque para os livros da Vooinho, além de conhecer as particularidades do mercado editorial mundial.

Cada região, tem demandas específicas em relação ao conteúdo e à apresentação dos livros. Países de população com maioria islâmica, por exemplo, evitam temas que tratam do papel da família, de sexualidade ou questões de gênero. Na Europa, é mais comum que as obras infantis tenham capa dura, o que encarece o livro, podendo torná-lo inviável para editoras do mercado do norte da África.

Como editores, temos que ter em mente que não estamos simplesmente produzindo livros para obter lucros. Também estamos no negócio de produção de conhecimento que mantém nossas sociedades unidas, impulsiona o progresso e nos leva a pensar de forma diferentes, afirmou Bodour Al Qasimi.

Por Fernanda Paraguassu e Cláudia Kubrusly, sócias da Editora Voo.

 

Postado em: 10 de novembro de 2024

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos marcados com * são obrigatórios.

mais posts

Editora Voo - #DiaDeDoar em Curitiba: mais do que livros, doamos tempo e atenção!

#DiaDeDoar em Curitiba: mais do que livros, doamos tempo e atenção!

Dia 29 de novembro é Dia de Doar, uma ação mundial que começou em 2012 nos EUA (#GivingTuesday) e, em 2013, chegou ao Brasil. Uma…
leia mais

O que é ser uma Empresa B? - Manifesto Sistema B 2020

Melhor empresa do mundo? Ou melhor empresa PARA o mundo? Ser uma Empresa B significa fazer parte de um movimento global que utiliza a força…
leia mais
Editora Voo - A Bordo da Jornada Novo Empreendedorismo

A Bordo da Jornada Novo Empreendedorismo

Foi a partir do desejo de fortalecer os vínculos com nossos leitores, autores e parceiros que criamos o A Bordo, um grupo de leitura compartilhada.…
leia mais
Editora Voo - Obsessão pelo lucro é tão grande que transformou as pessoas em robôs, diz o banqueiro dos pobres em entrevista ao Estadão.

Obsessão pelo lucro é tão grande que transformou as pessoas em robôs, diz o banqueiro dos pobres em entrevista ao Estadão.

O mais novo autor da Voo, Muhammad Yunus, foi destaque no jornal Estadão. O “banqueiro dos pobres” criticou a prática de juros altos e pontuou…
leia mais

Este site usa cookies

Para otimizar sua experiência de navegação, usamos cookies. Ao continuar no site, assumimos que você concorda com nossa Política de Privacidade.

Inscreva-se na nossa newsletter e receba as últimas novidades!