A Editora Voo acredita no poder dos livros para transformar pessoas e no poder das pessoas para mudar o mundo.
Somos uma editora pilotada por duas mulheres, Claudia Kubrusly e Fernanda Paraguassu, e impulsionada por uma rede de colaboradores em todo o Brasil.
Nosso PROPÓSITO é despertar a consciência para transformar a forma como vivemos, nos relacionamos e cuidamos do planeta — por um mundo mais justo e regenerativo para todos.
E nossa MISSÃO é conectar leitores a conteúdos que ampliam perspectivas, inspiram atitudes conscientes e nutrem quem deseja fazer a diferença no mundo.
Além disso, apoiamos causas alinhadas aos nossos valores, fortalecendo iniciativas que contribuem para um futuro mais justo e sustentável.
Desde 2018, somos certificadas como Empresa B, um compromisso que reforça nosso impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.
Para nós, cada livro da Voo é mais do que uma publicação – é um projeto que nasce para transformar.
Por trás dos compromissos que assumimos como empresa, estão aqueles que são os nossos valores essenciais: transformação, sustentabilidade, justiça social e colaboração. Acima de tudo isso, mais amor e humanidade nas relações pessoais e de negócios.
Esse é o movimento que nos impulsiona e nos faz sonhar alto. Cada projeto pensado na Voo tem em si esse itinerário: das pequenas atitudes rumo a um grande impacto.
Desde 2018, a Voo possui certificação de Empresa B. Isso significa que fomos reconhecidas como uma empresa que causa impacto positivo e possui compromisso formal com o meio-ambiente e o bem-estar social de todos os envolvidos em nosso negócio. No mundo todo, são mais de 7.000 empresas certificadas, sendo mais de 300 delas no Brasil.
Fazemos parte do Sistema B, um movimento global que tem o objetivo de redefinir o conceito de sucesso nos negócios, aliando êxito financeiro ao bem estar da sociedade e do nosso planeta.
A curadoria é um dos pilares de sustentação da Voo. Desde o início, desenhamos com muito cuidado nossa linha editorial, a fim de oferecer conteúdos verdadeiramente de impacto que despertem essa consciência do nosso papel como agentes de transformação. O catálogo da Voo e do selo infantil Vooinho abriga publicações de autores nacionais e internacionais.
Coautora do Ativador de Negócios Conscientes – Aplicando os fundamentos do Capitalismo Consciente em sua organização (título original: The Conscious Business Activator).
Amy Powell é cofundadora e ex-diretora geral do Capitalismo Consciente na Austrália, na Nova Zelândia e em Portland, nos Estados Unidos. Fundadora do Business on Purpose (www.business-onpurpose.com), trabalha com líderes para transformar organizações em uma força para o bem, além de torná-las mais inovadoras e lucrativas. Amy também é uma facilitadora certificada pelo Barrett Values.
Autora do livro Dora na prática do Aqui e Agora, publicado pelo selo infantil Vooinho.
Ana Helena Stein é psicóloga formada pela Universidade Estadual de Maringá, especialista em psicologia clínica pelo Instituto Prometheus de Psicologia Junguiana. Atua no atendimento a adultos, adolescentes e crianças em consultório particular na cidade de Maringá, no Paraná.
Desde a formação acadêmica tem uma atenção especial à infância, participando e desenvolvendo diversos trabalhos voltados a esse universo. Há cerca de cinco anos começou a fazer um material destinado a quem procurava a psicoterapia, principalmente as crianças. Incentivada pelo marido Luiz Fernando, que também é psicólogo, transformou sua ideia em um livro.
Procurei colocar neste material práticas que considero essenciais no nosso dia a dia. Estar presente, perceber-se em tempo real – aqui onde estamos e agora – e, com isso, aprender a se auto-observar são ferramentas muito valiosas, fundamentais para aprofundar o conhecimento sobre nós mesmos e sobre o mundo à nossa volta. Quando crianças, essas ferramentas são desenvolvidas principalmente na brincadeira. Quando crescemos, nosso maior desafio é resgatá-las! Assim, precisei acordar em mim mesma primeiramente como é estar presente e me auto-observar no aqui e a agora. Com essa experiência, nasceu a Dora!
No encontro com a ilustradora Karen, também de Maringá, o livro ganhou lindas imagens e uma personagem bem especial.
Cantora e compositora paranaense, é autora de Trem Bala.
Aos 18 anos, Ana Vilela compôs a música Trem Bala, cujos versos ganharam ilustração de Anna Cunha no livro produzido pela Voo.
Tudo começou quando, após uma conversa com seu avô, Ana resolveu colocar em palavras as reflexões que dali surgiram. Nascia assim a música que mudaria sua vida para sempre. Trem Bala veio a público em outubro de 2016 e tornou-se um verdadeiro fenômeno no país. A composição foi gravada em casa pela própria Ana Vilela, que decidiu compartilhá-la com seu grupo de amigos. Em pouco tempo, já eram centenas e depois milhares de visualizações do vídeo no Youtube.
“Fiz essa música com verdade. Saiu de dentro de mim, do meu coração, da forma mais pura possível. Acho que isso faz com que a letra seja tão especial para as pessoas, como também é para mim.”
Em dezembro do mesmo ano, Ana foi convidada para cantar no programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo, onde foi surpreendida pela presença do seu maior ídolo, o cantor Luan Santana. O vídeo dos dois cantando Trem Bala já ultrapassou a marca dos 30 milhões de visualizações.
Em outubro de 2017, Ana lançou seu primeiro álbum, chamado “Ana Vilela”, com 13 faixas, sendo 12 de autoria. O disco lhe rendeu uma indicação ao Grammy Latino, na categoria “Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa”.
Ilustradora do livro Trem Bala, finalista do Prêmio Jabuti 2018 nas categorias Ilustração e Projeto Gráfico, e uma das ilustradoras do livro Narrativas Negras – Biografias ilustradas de mulheres pretas brasileiras.
Natural de Belo Horizonte, Minas Gerais, Anna Cunha tem traços delicados que revelam um pouco de si, uma pessoa doce e sonhadora.
Já ilustrou livros para editoras brasileiras e estrangeiras, alguns selecionados para o Catálogo de Bolonha e premiados pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Anna é graduada em Artes Plásticas pela UEMG e pós-graduada em Ilustração pela Universitat Autònoma de Barcelona.
Conheça mais sobre seu trabalho: www.annacunha.com
Arawana Hayashi é autora do livro Teatro da presença social – A arte de fazer um movimento verdadeiro (título original: Social Presencing Theater – The art of making a true move).
O trabalho pioneiro de Arawana como inovadora, performer e educadora tem origem profunda tanto na improvisação quanto no Bugaku, a antiga dança da corte japonesa. Atualmente, ela lidera a criação do Teatro da Presença Social para o Presencing Institute.
“Arawana foi a cocriadora dessa nova forma de arte social: um conjunto de métodos e ferramentas que, pelo mundo afora, agentes de mudança estão usando para facilitar a mudança transformadora em seus relacionamentos, em suas comunidades e organizações, em órgãos governamentais locais e nacionais e em instituições internacionais como a Organização das Nações Unidas.” – Otto Scharmer
Ela traz sua formação em dança e meditação para a criação de uma prática de movimento que torna visíveis tanto a realidade atual como as possibilidades de um futuro emergente.
Ensina meditação e processos criativos na Shambhala, uma comunidade comprometida com a criação de uma sociedade iluminada.
Ilustradora do livro Possibilidades, do selo infantil Vooinho.
Bárbara é uma artista que adora pintar ouvindo uma boa música. Nasceu no Rio de Janeiro, em 1997, com uma doença chamada artrogripose múltipla congênita, que afeta seus membros superiores e inferiores. Aos 9 anos, começou a pintar quadros com a boca, incentivada por uma vizinha, que se tornou sua professora.
Com o apoio dos pais, encontrou na arte a possibilidade de se expressar. Aos 18 anos, virou bolsista da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés. Participou de exposições e conquistou prêmios que deram a ela visibilidade no campo artístico. Por ter tamanho impacto em sua vida, a arte sempre exerceu papel fundamental, ajudando-a a superar limites e possibilitando um reencontro profundo com si mesma.
Hoje sonha em ter seu próprio ateliê para ensinar outras pessoas a conhecerem a arte e a serem livres, mesmo com qualquer limitação.
Autor do livro Comece algo que faça a diferença (título original: Start something that matters).
Nascido no Texas, este empreendedor norte-americano é a pessoa por trás do conceito do One for One™, um modelo de negócios que ajuda pessoas em necessidade a cada produto vendido. Tudo começou em 2006, quando Blake voltou de uma viagem à Argentina com alguns pares da sua versão comercial para as tradicionais alpargatas e uma ideia na cabeça: doar um par de sapatos novos para uma criança necessitada a cada par de sapatos vendido. Assim nasceu a TOMS Shoes. Em setembro de 2010, Blake retornou ao país que o inspirou a começar a TOMS para comemorar o milionésimo par de sapatos novos doado.
Depois de cinco anos doando sapatos, Blake estava pronto para atacar outra necessidade: a visão. Em junho de 2011, a TOMS estreou o One for One Eyewear, que a cada par de óculos vendido fornece tratamento de olhos, óculos com receita ou cirurgia para alguém necessitado.
“Tenho um profundo sentimento de responsabilidade em compartilhar tudo o que aprendi na TOMS, para que o máximo de pessoas possa começar algo importante.”
Com o lançamento do livro Comece algo que faça a diferença, Blake realizou o desejo de compartilhar sua história com o mundo e inspirar outras pessoas a seguirem com iniciativas como a sua. O livro tornou-se bestseller do New York Times.
Durante a Clinton Globe Initiative, o ex-presidente dos EUA Bill Clinton apresentou Blake como “um dos empreendedores mais interessantes que já conheci”. E Bill Gates citou Blake e a TOMS Shoes num artigo na revista Time, intitulado “Como consertar o capitalismo”.
Autora do livro Beleza Limpa – O que é e como praticar.
Natural de Salvador, Camila Meccia é médica formada pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, com especialização em dermatologia pelo Hospital Ipiranga, de São Paulo. Membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da American Academy of Dermatology, é coautora do livro Dermatologia Prática (2009), em parceria com a Dra. Valéria Petri. Especializou-se no diagnóstico do câncer de pele em Sydney, Austrália (2011), Modena, Itália (2012) e Nova York, EUA (2013).
Entusiasta e pesquisadora da dermatologia integrativa, com extensão no assunto pela PUC-Rio (2016), Camila dissemina a importância do tratamento do ser humano como um todo, de um estilo de vida saudável para um bom envelhecer e procura, em todas as suas atividades, respeitar a diversidade. Como criadora de conteúdo digital, busca levar informações de relevância em linguagem acessível e objetiva, de modo a tornar-se uma referência para sua rede de pacientes e para pessoas de todo o Brasil.
Para conhecer mais sobre seu trabalho, acesse todos os conteúdos Beleza Limpa por Camila Meccia em: https://linktr.ee/camilameccia
Formado por ilustradoras, designers e escritoras, o Coletivo Narrativas Negras é o criador da obra Narrativas Negras – Biografias ilustradas de mulheres pretas brasileiras.
O Coletivo Narrativas Negras é um projeto voluntário, inteiramente feminino e que tem como objetivo levar à população brasileira histórias de mulheres negras que participaram ou participam ativamente na construção política, social e cultural do país.
Nosso objetivo é mostrar que nem só mulheres e homens brancos fizeram parte da história e que a comunidade negra feminina também lutou e luta ativamente para a construção de espaços de mais respeito e igualdade.
O coletivo tem várias vertentes de atuação, como a produção textual em redes sociais e o desenvolvimento de oficinas e workshops, mas o destaque é o livro Narrativas Negras, idealizado pela designer Isadora Ribeiro dos Santos e que foi o ponto de partida para a criação do movimento. O projeto editorial contou com a participação de cerca de 70 mulheres voluntárias, entre escritoras e ilustradoras. Conheça quem são:
Escritoras:
Anna Carolina Cardoso, Bruna Emanuele, Bruna Silveira, Enilse Esperança, Carol Bicalho, Flávia Souza, Gau De Laet, Heloísa Santana, Júlia Rodrigues, Juliana Cavalli, Leticia Fiuza, Lídia De Paula, Luana Simonini, Luiza Nasciutti, Maíra Oliveira, Márcia Gomes, Maria Vitória, Mariana Oliveira, Mariane Diaz, Raissa Lauana, Sabrina Santos Souza, Sheila Martins, Sílvia Barros, Tabatta Santos, Taís Espírito Santo, Thaís Santos, Vanessa Carolina e Vivi Oliveira.
Ilustradoras:
Alda Gomes, Amanda Daphne, Amma, Ana Luisa Maisonnave, Anna Cunha, Áustria Fernandes, Beatriz Gabino, Bruna Melo, Daiely Gonçalves, Dani Fonseca, Dika Araujo, Fabiola Teixeira, Flávia Borges, Flávia Carvalho, Francisca Nzenze, Gabi Almeida, Gabriela Emmerich, Helena Butturini, Ina Gouveia, Isabella Souto, Isadora Ribeiro, Karen Couto, Lígia Mattos, Luísa Castro, Manoela Campos, Marcela Guimarães, Mariana Seragi, Mayara Smith, Mika, Millene Vilela, Nicolle Bustamante, Pamela Araújo, Prisca Paes, Rachel Gomes, Rayssa Da Penha, Soo Sakai, Suryara Bernadi, Theodora Moreira e Veri S.A.
Para acompanhar o Coletivo Narrativas Negras, acesse: www.instagram.com/narrativas.negras
Coautor do livro Open Leaders.
Daniel Guedes atuou como executivo por quase 20 anos. Natural do Rio Grande do Norte, cresceu pais trabalharem muito e empreenderem de diferentes formas e em diversas cidades. Adulto, foi arrebatado pela carreira executiva e sonhava em presidir uma grande empresa. Mas, aos 30 e poucos anos, quando chegou a essa posição, percebeu que não era bem o que esperava.
“Percebi que todas as decisões que tomei ao longo da minha vida que resultaram em mudanças tinham duas fortes premissas: preservar a transparência nas minhas relações e me manter alinhado com meu propósito de vida.”
Foi CEO do grupo SMZTO, holding multisetorial de franquias onde atualmente atua como Conselheiro. É sócio da primeira cloud kitchen do Brasil, a Digital Restaurants. Grande incentivador do OPEN, é um dos fundadores da Open Leaders Organization, organização sem fins lucrativos formada por líderes que estão fazendo uma verdadeira revolução na maneira como as organizações são geridas.
Autor do livro Pergunte à floresta – Eporandu ka’agwy upe, publicado pelo selo infantil Vooinho.
Daniel Krüger Montoya nasceu em Curitiba, no Paraná, entre prédios de concreto e ruas de asfalto.
Graduou-se em Direito na UFPR, onde segue estudando o direito dos povos indígenas. É escritor, advogado, casado e pai de duas crianças. Queria estudar russo, mas desistiu para tentar aprender tupi-guarani.
Autor do livro É tão chocolate (título original: Chocolate bar).
Quando tinha seis anos de idade, o garoto Dylan resolveu ajudar a encontrar a cura para a doença do seu melhor amigo Jonah, uma condição rara do fígado conhecida como Depósito de Glicogênio (GSD tipo 1b). E como ele fez isso? Escreveu um livro sobre as coisas que gostava de fazer. O seu objetivo era vendê-lo e usar o dinheiro para ajudar seu amigo.
Quando mostrou o livro a seus pais e explicou o motivo por trás daquela obra, eles resolveram seguir em frente com a ideia do filho. Afinal, qual pai e mãe não ficariam emocionados com um pedido desses? Assim, imprimiram 200 cópias do livro e levaram para um evento na escola. Em poucas horas, já tinham arrecadado cinco mil dólares. A iniciativa foi tão bem recebida que, em pouco tempo, já estava nos jornais. O que poderia ser apenas uma brincadeira de criança virou notícia no mundo.
Com a venda dos livros, Dylan já arrecadou 1 milhão de dólares, o que o tornou o maior contribuidor para a cura da GSD. O dinheiro foi todo destinado ao Fundo Jonah Pournazarian GSD 1B, que financia pesquisas sobre a doença na Universidade da Flórida (EUA).
Para a edição em português do livro, lançada pela Voo, Dylan reescreveu à mão o texto traduzido.
Sobre a doença: a glicogenose é uma doença genética rara que afeta 1 em cada 100 mil recém-nascidos. As pessoas afetadas por GSD não possuem as enzimas necessárias para armazenar ou para liberar o glicogênio armazenado, por isso precisam manter o nível de açúcar no sangue ingerindo constantemente glicose. Quando tratado adequadamente, o paciente é saudável; porém, quando ocorre um tratamento de qualidade inferior, os pacientes podem desenvolver danos neurológicos permanentes, convulsões ou, até mesmo, morrer. Aqui no Brasil, há um centro de pesquisas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em constante intercâmbio com a Universidade da Flórida.
Quer conhecer melhor o projeto criado por Dylan? Acesse chocolatebarbook.com.
Ilustradora do livro Aprendiz (título original: Tyring), publicado pelo selo infantil Vooinho.
Elise Hurst é uma artista australiana, ilustradora e escritora, especializada em livros infantis. Ela já ilustrou The Ocean at the End of the Lane, de Neil Gaiman, e Girl on Wire, de Lucy Estela, que foi finalista do Children’s Book Council of Australia em 2019.
Ela mora em uma casa cheia de livros e pinturas. Do seu estúdio, onde canetas pretas e tintas se espalham pela mesa, mundos mágicos vêm à tona. Como algo saído de Nárnia ou do mundo de Beatrix Potter, seus amigos são coelhos e ursos, leões e tigres, sendo que todos têm uma história para compartilhar.
Conheça seu trabalho: elisehurst.com.
Artista plástico e autor do Inspire, livro de colorir que une ilustrações do artista a frases famosas de grandes personagens.
Nascido no Paraná e amante da natureza, Felipe busca em seu trabalho o diálogo entre o figurativo e o abstrato. Possui obras expostas na galeria Gaudi, em Madrid, Espanha, e alguns de seus trabalhos fizeram parte da 1ª Feira Internacional de Arte Contemporânea – Donostiartean, em San Sebastian, País Basco, que em 2016 recebeu o título de capital cultural da Europa.
“Filho de ambientalista, desde muito cedo fui apresentado e orientado a respeitar a natureza. Essa vivência fez com que percebesse a troca de energia como se eu fosse parte daquilo. E eu sou.”
Tosin também costuma participar de vários eventos de arte contemporânea no Paraná. Em 2016, o artista foi um dos 119 artistas selecionados pelo júri para expor no 4° Salão de Outono da América Latina. Essa edição contou com artistas de 11 nacionalidades diferentes.
Em Inspire, Tosin nos remete à essência de frases importantes por meio de ilustrações detalhadas em elementos orgânicos, ideais para serem coloridas.
Autora dos livros A menina que abraça o vento – a história de uma refugiada congolesa e Possibilidades, publicados pelo selo infantil Vooinho.
Fernanda Paraguassu é jornalista e também autora do guia Buenos Aires com crianças – aventurinhas na terra do dulce de leche (Pulp Edições). Inspirada nos próprios dilemas de mãe, escreveu a coluna Manhê! no site do GNT. A jornalista, que começou a carreira cobrindo economia em Brasília, é desafiada agora a trazer um texto leve para estimular o debate sobre como lidar com adversidades na infância.
“Conheci o trabalho do PARES Cáritas RJ durante uma pesquisa sobre mulheres refugiadas na cidade do Rio de Janeiro. Enquanto esperava uma das entrevistas, observei um grupo de meninas da República Democrática do Congo brincando no canto do pátio. Detalhes de uma brincadeira revelavam a face dramática do refúgio. E aquilo me emocionou. Então eu vi que ali havia uma história que merecia ser contada para outras pessoas.”
A partir da experiência dessas meninas, Fernanda teve a inspiração para escrever a história de Mersene em A menina que abraça o vento. A autora, que já morou com os filhos na Argentina e em Jerusalém, acredita que as crianças podem nos ensinar muito mais do que imaginamos. O livro foi o ponto de partida para sua pesquisa de mestrado em Comunicação e Cultura pela UFRJ. Narrativas de infâncias refugiadas – a criança como protagonista da própria história foi vencedora do Prêmio Compós, na categoria Melhor Dissertação, em 2021.
Fernanda acredita na literatura como ferramenta para criar empatia. Para a autora, todo mundo tem uma boa história que pode virar livro.
Coautora do livro Guia de Desbravamento para Intraempreendedores (título original: The intrapreneur’s guide to pathfinding).
Florencia Estrade é apaixonada por pessoas encontrando sentido no trabalho e uma entusiasta de como as empresas podem ser motores para o impacto positivo no mundo. Facilitadora experiente, ela orienta grupos por jornadas de transformação e processos de inovação em diferentes organizações e geografias.
É muito emocionante ver nosso livro traduzido para o português e acessível a um país que amo tanto. O Brasil foi minha casa por mais de treze anos, deixando-me, além de duas belas filhas brasileiras, um monte de amigos e muita admiração pela alegria de viver, o otimismo e a capacidade de inovação.
Após ter passado mais de dez anos dentro de grandes corporações incluindo ABN AMRO Bank e McKinsey & Company, e fundado duas empresas sociais — uma consultoria de inovação baseada em impacto e uma aceleradora para startups motivadas por impacto no Brasil —, hoje é diretora global da Liga de Intraempreendedores. Florencia tem MBA da Universidade de Berkeley (EUA), é uma Fulbright Scholar e Haas Merit Scholar e facilitadora certificada em Teoria U.
Coautor do livro Pare de Vender Assim.
Empreendedor, educador corporativo, ativador de movimentos e curador nacional e internacional de tendências para o varejo, Fred Alecrim é um apaixonado por inovação e marcas com significado. São mais de 250.000 vidas impactadas positivamente com seu conteúdo que tem o propósito de elevar a consciência e potencializar o significado e os resultados dos negócios.
Fred também é investidor-anjo; cofundador e diretor do CREDERE – Tecnologia para Concessionárias; e diretor executivo do Hairsize – Soluções Inteligentes e Conscientes para Negócios da Beleza. Antes de empreender, foi gerente de varejo e atacado. Também atuou como executivo de marketing em uma rede de perfumaria, consultor do Sebrae e facilitador do Empretec.
Foi um dos pioneiros em conteúdo para varejo na internet, premiado nacionalmente por seu trabalho. Atuou também como mentor da Endeavor e colaborou com artigos para o portal endeavor.org.br e administradores.com.
Faz mentorias para startups durante eventos como Startup Weekend, Campus Party e também Hackathons. É também autor dos livros UAUgomais, MovimentAÇÃO e CURA Empresarial. Já proferiu palestra em eventos como Convenção Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), FBV (Feira Brasileira do Varejo), Campus Party, Prospera, Trakto Marketing Show, Beauty Fair, Administrar, SBOE, SESCON, entre outros. Falou para marcas como: Magazine Luiza, Leroy Merlin, Amcham, Hering, Unilever, LVMH, ALE combustíveis, Claro, O Boticário, Banco do Brasil, Unimed, ltaú-Unibanco, Johnson & Johnson, entre muitas outras.
É coordenador e gestor de conteúdo em missões para a NRF, a maior feira de varejo do mundo, para os bastidores da Disney, para a NACS, grande feira do segmento de loja de conveniência que acontece nos EUA e faz também a cobertura anual da ATD, principal evento mundial de educação corporativa.
Conheça mais em: fredalecrim.com.br
Autor do livro Reinventando as organizações – Um guia para criar organizações inspiradas no próximo estágio da consciência humana (título original: Reinventing organizations – A guide to creating organizations inspired by the next stage of human consciousness).
Nascido na Bélgica, onde reside com sua esposa Hélène e seus dois filhos, Frederic trabalha como conselheiro, coach e facilitador para líderes corporativos que se sentem chamados a explorar fundamentalmente novas formas de organizar. Ex-sócio da McKinsey & Company, possui MBA do INSEAD e diploma em coaching da Newfield Network.
A sua pesquisa no setor de modelos organizacionais emergentes foi descrita como “inovadora”, “brilhante”, “espetacular”, “notável” e “transformadora” por alguns dos estudiosos mais respeitados no campo do desenvolvimento humano.
Ilustradora do livro Talvez (título original: Maybe), publicado pelo selo infantil Vooinho.
Gabriella Barouch é uma artista cuja obra foi aclamada mundo afora. Seu estilo único combina detalhes realistas com elementos e seres mágicos de um jeito que toca as pessoas de todas as idades.
Gabriella se inspira na sua coleção de brinquedos antigos e adora viajar pelo mundo. Continua perdidamente apaixonada pela natureza, mais especificamente pelas florestas. Talvez é seu primeiro livro de ilustrações.
Conheça seu trabalho: gabriellabarouch.com.
Coautora do livro Open Leaders.
Giovana Bratti é cofundadora da Open Leaders Organization, organização sem fins lucrativos formada por líderes que estão fazendo uma verdadeira revolução na maneira como as organizações são geridas.
Foi fundadora e acionista de um grupo financeiro especializado em fundos de investimento e securitização de títulos. Participou do YPO (Young Presidents’ Organization) e, mais tarde, integrou o Conselho da Plan, uma das maiores ONGs humanitárias do mundo.
“É por acreditar que o nosso propósito neste planeta seja a evolução, tanto do indivíduo quanto do coletivo, e também pela imensa transformação e abertura de caminhos que o OPEN me trouxe, que quero levá-lo para o mundo, um mundo no qual acredito: um mundo exponencialmente colaborativo!”
Quando Pedro Mello apresentou as primeiras ideias do OPEN para Giovana, imediatamente se engajou na estruturação, organização e expansão desse modelo, que acabou se transformando numa organização
de líderes para um mundo em transformação
Coautora do livro A educação no divã – Por que o modelo de ensino vigente está tão distante da formação dos líderes de que precisamos?
Inquieta, determinada, otimista. Como uma boa italiana, Graziela Merlina é amorosa e impaciente na mesma medida. Ama livros, vinhos, café. Aprecia estar com a família e escrever poesias.
Formada em Engenharia de Produção, empreende desde os 17 anos, quando teve seu primeiro negócio – uma escola preparatória para vestibular. Com pós-graduação em Administração de Empresas e mestrado em Comportamento Organizacional, após experiência executiva na área de Supply Chain, tem empreendido em negócios que tenham o propósito de expandir a atuação consciente de pessoas, organizações e sociedade.
Empreendedora na área de Educação e Desenvolvimento Organizacional, idealizou e fundou diversos negócios: Apoena, Instituto Emana, Casa Merlina, FreshBiz Game Brasil. É conselheira e ativista do Movimento Capitalismo Consciente Brasil como Diretora de Educação. Atua como mentora, conselheira, palestrante, team coach e game designer. É investidora social. Patrocinadora da tradução dos livros Empresas humanizadas, Liderança Shakti e Os novos empreendedoreZ.
Empreendedor e autor do livro Inovação na Raiz – Uma jornada empreendedora a partir da universidade brasileira.
Formado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais, com mestrado em Gestão de Negócios pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology (Sloan Fellows Program, 2011), Gustavo Mamão foi cofundador de diversas empresas que têm em comum o propósito de gerar benefícios socioambientais.
Essa trajetória começou em 2004, quando associou-se aos fundadores do Instituto Inovação. A parceria nasceu com a visão de que era possível transformar conhecimento científico desenvolvido no Brasil em novos negócios. Desse trabalho, nasceram projetos como: Aceleradora, Consultoria em Inovação e Gestora de Fundos de Investimento Capital Empreendedor.
A partir de 2012, Gustavo focou suas energias para completar os ciclos das startups aceleradas pelo Instituto Inovação. Foi quando surgiram a Ecovec e a Rizoflora, duas empresas com missões para lá de bacanas: a Ecovec oferece ferramentas para a modernização na prevenção e no controle de epidemias, como a dengue, enquanto a Rizoflora trabalha com a produção de inimigos naturais para pragas agrícolas, sendo uma alternativa aos defensivos químicos que fazem mal à saúde e ao meio ambiente. É justamente a história da Rizoflora, com todos os seus desafios, conquistas e aprendizados, que Gustavo conta em detalhes no livro Inovação na Raiz.
“Eu defendo a criação de organizações orientadas por uma missão, empresas com um senso claro de propósito para contribuir com o bem social e ambiental. Acredito fortemente no poder das pessoas conscientes que procuram fazer mudanças.”
Em paralelo a esses projetos, Gustavo também apoiou a fundação da Wylinka, uma organização sem fins lucrativos que tem como missão a promoção do empreendedorismo e da inovação no Brasil. Essa instituição, inclusive, foi a escolhida para ser beneficiada com a contrapartida obtida pela venda dos livros do Gustavo, por meio do projeto Um por Um da Editora Voo.
Atualmente, Gustavo empreende a Flourish Negócios com Propósito, iniciativa para criar e registrar histórias de negócios de alto impacto.
Autor de A Era do Impacto – O Movimento Transformador Massivo da Liberdade, das Novas Economias, dos Empreendedores Sociais e da Consciência da Humanidade.
James Marins é pós-doutor em Direito do Estado pela Universitat de Barcelona, na Espanha, doutor pela PUC-SP e professor titular licenciado no Mestrado e Doutorado da PUCPR nas áreas de Direito Econômico e Desenvolvimento e Direito Socioambiental e Sustentabilidade. É autor
de diversos livros e de mais de uma centena de artigos científicos.
Em 2011, conheceu o empreendedorismo social e tornou-se mobilizador do ecossistema de impacto social. É cofundador do Instituto Legado de Empreendedorismo Social, investidor social, investidor anjo e mentor de diversas iniciativas de impacto. É também mentor do Founder Institute, cocriador do Legado SocialWorking, primeiro coworking de impacto social do Brasil, e cofundador do fundo de investimentos em negócios de impacto social Angels4Impact. No âmbito das políticas públicas, é conselheiro do Conselho Nacional de Incentivo ao Voluntariado do Ministério da Cidadania.
Idealizador do primeiro programa de Pós-Graduação em Empreendedorismo Social e Negócios Sociais do Brasil e do MBA sobre Negócios de Impacto.
Velejador oceânico com mais de 25 mil milhas navegadas, encontra no mar e nas longas travessias seu ambiente de inspiração.
Coautor do livro Muitas vozes uma canção – Autogestão por meio da sociocracia (título original: Many voices one song: Shared power with sociocracy).
Nascido em Cuba, Jerry Koch-Gonzalez mudou-se com minha família para Nova York em 1961, quando tinha apenas 8 anos de idade. Seus pais foram responsáveis por lhe transmitir o amor pela natureza e pela mente. Quando era um jovem adulto, aprendeu que havia esperança de moldar a vida em comunidade de uma forma que demonstrasse relacionamentos saudáveis com outros seres humanos e com o meio ambiente. Sua principal influência veio do envolvimento no Movement for a New Society (Movimento por Uma Nova Sociedade), uma rede de pequenos grupos dedicados à não violência revolucionária.
“A tristeza é que os seres humanos são mais inteligentes que sábios. Nós temos respostas para todos os nossos problemas, mas ainda não descobrimos como trabalhar juntos de forma consistente e eficaz. Foi isso que me atraiu na sociocracia e na comunicação não violenta.”
É um dos fundadores e residente da Pioneer Valley Cohousing, uma comunidade de vinte anos que há seis adota a sociocracia como método de governança. Junto de Ted J. Rau, fundou a Sociocracy For All (SoFA), onde atua como consultor e instrutor certificado em Governança Dinâmica / Sociocracia e Comunicação Não Violenta (CNV).
Coautora do livro Encontre-me sem medo (título original: Find me unafraid – Love, loss, and hope in an African slum), escrito com seu marido e parceiro de negócios, Kennedy Odede.
Jessica Posner é uma empreendedora social, líder e palestrante reconhecida internacionalmente, CEO da Girl Effect e cofundadora da Shining Hope for Communities (SHOFCO). Em 2010, recebeu o prêmio Do Something e foi eleita “A melhor transformadora do mundo com 25 anos ou menos”.
Jessica recebeu a prestigiosa Echoing Green Fellowship., concedida aos melhores empreendedores sociais emergentes do mundo. Ela é a aluna mais jovem na história da Wesleyan University a receber da instituição o prêmio “Distinguished Alumni”. Recentemente, foi também premiada pelo David Rockefeller Bridging Leadership. Seu trabalho foi mencionado pelo ex-presidente dos EUA Bill Clinton, por Chelsea Clinton, pela Beyoncé e, em várias ocasiões, por Nicholas Kristof no jornal The New York Times e em seu livro A Path Appears.
Coautor do livro Megaflorestas – Preservar o que temos para salvar o planeta (título original: Ever green – Saving big forests to save the planet).
John W. Reid trabalha a favor das florestas desde 1991. No início de sua carreira, percebeu que faltavam ao movimento de conservação ambiental as ferramentas analíticas e as noções de economia necessárias para compreender as pressões sobre a natureza e as soluções com maior probabilidade de sucesso.
Em 1998, fundou o Conservation Strategy Fund, grupo que oferece treinamento inovador e colaborações analíticas para ativistas, governos e agências de desenvolvimento. A organização já trabalhou com os governos do Brasil, com o Banco Mundial e agências da ONU, além de centenas de organizações ambientais e indígenas em mais de noventa países. A prática aplicada de “economia da conservação” valeu ao CSF o Prêmio MacArthur 2012 para Instituições Criativas e Eficazes.
Ao deixar o cargo, em 2016, viajou durante vários meses pelas florestas selvagens da Amazônia e da Patagônia. Certo dia, observando uma tempestade elétrica que cruzava o oeste ao longo da margem oposta do alto Rio Negro, no Brasil, refletiu sobre como toda aquela floresta – tudo o que via até o horizonte – estava sob a administração formal de comunidades indígenas. Naquele momento, ficou claro para ele que florestas vibrantes, diversificadas e enormes ainda estavam conosco aqui na Terra e que havia histórias impressionantes de sucesso de pessoas que as mantinham intactas.
John também percebeu que a economia, embora estrategicamente útil, não estava valorizando adequadamente as florestas muito grandes. Na verdade, ela só conseguia ver o valor de suas partes, muitas vezes após sua fragmentação. Uma nova lógica – ou melhor, uma velha sabedoria – precisava orientar as políticas que salvariam esses grandes territórios e o próprio planeta no processo. A reflexão sobre essas questões acabaria por levá-lo à parceria com Tom Lovejoy e a apoiar a gestão indígena de ecossistemas vitais.
Formado em inglês e espanhol pelo Amherst College e mestre em políticas públicas pela Universidade de Harvard, John já teve artigos sobre natureza e economia veiculados no New York Times, na Stanford Social Innovation Review, na Scientific American, na Conservation Biology, no The Atlantic e em outras publicações.
Ilustradora dos livros Dora na prática do Aqui e Agora e Na casa dos dindos, publicados pelo selo infantil Vooinho, e uma das ilustradoras do livro Narrativas Negras – Biografias ilustradas de mulheres pretas brasileiras.
Karen Bettinardi Couto nasceu e mora em Maringá, no Paraná. Tem formação e mestrado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Maringá e trabalhou na área financeira e contábil até 2014.
Desde criança dedica-se às artes, fazendo cursos livres de desenho e pintura, e criando universos ilustrados. A partir de 2015, decidiu transformar a paixão pelas artes em sua profissão.
Ilustradora do livro Pergunte à floresta – Eporandu ka’agwy upe, publicado pelo selo infantil Vooinho.
Kath Xapi Puri é uma ilustradora que representa no seu traço os seres da floresta. Indígena do povo Puri, traz em sua arte a temática da ancestralidade e a representação dos biomas nativos.
Graduada em Design pela Universidade Federal do Espírito Santo, é também designer e diagramadora.
Coautor do livro Encontre-me sem medo (título original: Find me unafraid – Love, loss, and hope in an African slum), escrito com sua esposa e parceira de negócios, Jessica Posner.
Kennedy Odede é um dos líderes comunitários e empreendedores sociais mais conhecidos da África. Durante mais de vinte anos, morou em Quibera, a maior favela do Quênia, onde experimentou a realidade devastadora da vida em extrema pobreza. Mais velho de oito crianças, tornou-se um menino de rua aos 10 anos de idade. Mesmo diante das muitas dificuldades que enfrentou, nunca desistiu do seu maior sonho: mudar a sua comunidade.
“Eu não tinha nada, mas eu acreditava no poder da minha comunidade.”
Em 2004, um emprego numa fábrica lhe rendia 1 dólar por dez horas de trabalho. Poupou 20 centavos para comprar uma bola de futebol e dar início ao movimento que viria a chamar de Shining Hope for Communities (SHOFCO). Embora tivesse uma educação totalmente informal, Kennedy recebeu uma bolsa de estudos completa para a Universidade Wesleyan, nos Estados Unidos, tornando-se um dos primeiros de Quibera a alcançar tal conquista. Licenciou-se em Sociologia no ano de 2012, como orador da turma e com honras ao mérito. O período em que esteve na Wesleyan não parou na formatura, integrando posteriormente o Conselho de Administração da universidade.
Kennedy foi premiado com a Echoing Green Fellowship em 2010, concedida aos melhores empreendedores sociais emergentes do mundo, e foi nomeado Forbes “30 Under 30” para Top Social Entrepreneurs em 2014. Ganhou o Concurso de Inovação Social da Dell em 2010 e é ainda membro da Clinton Global Initiative. Seu trabalho foi mencionado pelo ex-presidente dos EUA Bill Clinton, pela Madonna, Beyoncé e, em várias ocasiões, por Nicholas Kristof no jornal The New York Times e em seu livro A Path Appears.
Kennedy fala seis idiomas, é membro sênior da Humanity in Action, da Aspen New Voices Fellow, da UBS Global Visionary, jovem líder global no Fórum Econômico Mundial e um líder africano da Obama Foundation Fellow.
Autor de Muita Alma Nessa Hora – Lições para empreender com propósito e coautor de O Poder do Propósito – Como viver com mais sentido e potencializar resultados por meio do Método IKIGAI e Pare de Vender Assim.
Kiko Kislansky é cofundador da Euzaria Moda Consciente, cofundador e propositologista da Cazulo – Academia do Propósito para Negócios, master coach e trainer da metodologia Ikigai.
É criador do método Metamorphose de transformação empresarial, o qual já facilitou em mais de 60 organizações como Natura, Rede Bahia e outras, bem como do Canvas do Propósito para Negócios.
Palestrante do TEDx, Kiko é também um dos idealizadores do Prospera Experience, maior fórum de negócios com propósito do Brasil.
Ilustrador de Fake News – Não se deixe enganar!.
Kim Amate é designer gráfico e ilustrador formado na Escola Llotja, de Barcelona. Especialista em ilustração e design para o público infantojuvenil, com títulos publicados em várias editoras e diversos países.
Conheça seu trabalho em: www.kimamate.com
Autor dos livros O que você faz com uma ideia? (título original: What do you do with an idea?), O que você faz com um problema? (título original: What do you do with a problem?), O que você faz com uma oportunidade? (título original: What do you do with a chance?), Talvez (título original: Maybe) e Aprendiz (título original: Trying), publicados pelo selo infantil Vooinho.
Criador de muitos livros e ideias inspiradoras, Kobi é presidente da Compendium, uma pequena editora baseada em Seattle, nos Estados Unidos. “Viva inspirado” é o lema dessa empresa, que há 30 anos cria, edita e distribui livros, cartões e presentes inspiradores e sustentáveis, tanto de forma independente como para algumas das grandes marcas mundiais.
Por lá, todos os produtos são pensados em total sintonia com a missão que carregam: “inspirar, educar, motivar e celebrar o mundo que amamos e vivemos”. Assim, itens do dia a dia são transformados em presentes extraordinários e ocasiões cotidianas em eventos memoráveis. Muito disso, criação do próprio Kobi, que ajudou a transformar a editora em uma das mais bem-sucedidas neste segmento nos Estados Unidos.
“Sempre que pudermos encorajar uma criança a correr riscos, a acreditar em si mesma e a fazer a diferença, estaremos investindo não apenas nas próprias crianças, mas também na grande comunidade do mundo que todos nós compartilhamos.”
Kobi Yamada já recebeu diversos prêmios da indústria por seus produtos e livros e figurou na lista de autores bestselling do jornal The New York Times. A família é uma parte essencial na vida do autor e de onde vem a motivação e o desejo de espalhar inspiração a milhares de pessoas por meio de suas criações.
Tradutor tupi-guarani do livro Pergunte à floresta – Eporandu ka’agwy upe, publicado pelo selo infantil Vooinho.
Luã Apyká é um ser da floresta, curioso a respeito da vida e dos ensinamentos dos anciãos de seu povo. É professor indígena tupi-guarani, membro da comunidade Tabaçu Reko Ypy, no município de Peruíbe, São Paulo.
Graduado em Linguística na Unicamp, Luã também é artista, escritor, ativista, contador de história e mestre nos encontros tupi-guarani (NHE’Ē Porã), além de membro da Executiva Nacional da Década Internacional das Línguas Indígenas da Unesco.
Autora de Criatividade Contagiante – Como a escola pode nutrir o pensamento criativo.
Luciane Bonamigo Valls tem graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), formação em Psicopedagogia pela Escuela Psicopedagogica de Buenos Aires, especialização em Psicopedagogia pela UFRGS e MBA em Gestão Educacional pela Fundação Getulio Vargas. Trabalhou como psicóloga e psicopedagoga clínica e, durante mais de dez anos, como psicóloga educacional no Brasil. Desde 2012, mora nos Estados Unidos, onde realiza diferentes atividades na área da criatividade e educação. Em 2020, concluiu o Graduate Certificate in Creativity and Change Leadership na State University of New York. Atualmente, está finalizando o mestrado em criatividade (M.S. in Creative Studies) na mesma instituição.
É criadora da Criatividade Contagiante, que oferece palestras, workshops, mentorias e cursos sobre criatividade, com especial ênfase na área da educação. Em 2020, recebeu o Mary Murdock Creative Spirit Award, premiação concedida pelo International Center for Studies in Creativity.
Ilustradora dos livros O que você faz com uma ideia? (título original: What do you do with an idea?), O que você faz com um problema? (título original: What do you do with a problem?) e O que você faz com uma oportunidade? (título original: What do you do with a chance?), publicados pelo selo infantil Vooinho.
Mae Besom começou a sua carreira como designer de personagens em Sichuan, na China, depois de ter se formado no Sichuan Fine Arts Institute. Ela decidiu então assumir seu amor pela ilustração e agora trabalha como ilustradora infantil em tempo integral. Usa material tradicional – pincel e aquarela – para criar textura e luz em suas magníficas ilustrações.
Coautora do livro Guia de Desbravamento para Intraempreendedores (título original: The intrapreneur’s guide to pathfinding).
Maggie De Pree acredita no poder da agência humana, ou seja, a capacidade das pessoas de escolher fazer a diferença no mundo. Ela passou mais de uma década aproveitando o potencial inovador das empresas — grandes e pequenas — para tratar de questões que iam desde mudanças climáticas até assistência médica.
Maggie é cofundadora e diretora global da Liga de Intraempreendedores e uma empreendedora e estrategista que trabalha para promover mudanças sistêmicas com empresas da Fortune 500, governos e ONGs.
É ganhadora do 100 Faces of a Vibrant Economy Award, fala e escreve regularmente a respeito de inovação sustentável e intraempreendedorismo e é coautora, junto de John Elkington, do livro The Social Intrapreneur: A Field Guide for Corporate Changemakers.
Coautor de Fake News – Não se deixe enganar!.
Marc Planas é formado em Filosofia (Universidade de Girona) e Magistério (Universidade Ramón Llull). Atualmente é professor no ensino básico e combina seu trabalho de docente com a escrita narrativa e ensaística, com obras como Parlar al món des de l’escola (Eumo, 2020), sem edição em português.
Autor do livro Na casa dos dindos, publicado pelo selo infantil Vooinho.
Marco Martini nasceu em Ponta Grossa, no Paraná. Mudou-se para Curitiba e, finalmente, estabeleceu-se em Maringá, onde vive com sua esposa e acabou por transformar-se em um genuíno “pé vermelho”, depois de mais de 30 anos aprofundando ali, naquela terra fértil, as suas raízes.
Ainda criança, teve seu primeiro contato com a poesia, através dos versos da escritora Cecília Meireles. Foi quando se encantou com as rimas, com o ritmo dos versos, com a forma como as palavras eram espalhadas no papel e com a força que todo aquele arranjo de palavras tinha para trazer à tona lembranças e emoções, animar sentimentos e estimular reflexões.
Depois de ter rabiscado seus primeiros versos, na adolescência, Marco nunca mais parou de escrever e, hoje, entre petições e audiências, livros e discos e em meio à correria dos sobrinhos e afilhados que crescem sem parar, dedica-se a escrever poemas e haicais, pois encontrou neles um modo espontâneo e verdadeiro de estar por aí e se comunicar.
Autora do livro O Discurso do Réu – O que o Capitalismo Consciente tem a dizer em sua defesa?.
Especialista em Comunicação Estratégica e Gestão de Marcas pela Universidade Federal da Bahia, com passagem pela Universidad Europea de Madrid, Maria conta ainda com cursos de especialização pela ESPM e New York University. Atuou como Executiva de Planejamento na Invent Live Marketing, atendendo clientes como Coca-Cola Brasil, Heineken, M. Dias Branco, McDonald’s, Itaú e Cacau Show. Nesta trajetória, acumulou prêmios nacionais e internacionais como Colunistas, Ampro Globes Awards e Prêmio Lusos.
“Sou curiosa, inquieta e apaixonada por construir marcas com alma, emoção e significado.”
Durante sua trajetória nesse universo do marketing e da comunicação, Maria sentia que faltava algo. Foi então que, em 2015, uma crise de significado a levou em um mergulho na busca por novas alternativas. Foi aí que aconteceu seu encontro com o Capitalismo Consciente. A falta de aprofundamento deste novo paradigma no meio acadêmico serviu de estímulo para que ela abordasse o tema em sua tese de especialização. Deste aprofundamento e como produto final da pesquisa, nasceu o livro O Discurso do Réu.
Maria Brasil é fundadora da Essence Branding e presidente da Associação de Jovens Empreendedores da Bahia, facilita cursos, palestras e workshops dentro do universo do Capitalismo Consciente, Empreendedorismo e Branding com Propósito.
Na área acadêmica, ministra aulas nos MBAs de Marketing e Branding e Business Transformation da UNIFACS, integra o Grupo de Pesquisa de Marca e Cultura (UFBA) certificado pelo CNPQ, e agrega também experiências de docência internacional, na Varga Martón Iskola, em Budapeste/Hungria.
Coautora do livro Guia de Desbravamento para Intraempreendedores (título original: The intrapreneur’s guide to pathfinding).
Marjorie Brans é campeã “verde” do ano da Environmental Defence do Canadá e vencedora do Spirit of Lord Michael Young Award. Marjorie costumava se perguntar obsessivamente: “Será que algumas economias de mercado podem se reconciliar com o profundo cuidado com o planeta e com todas as suas criaturas?”.
Buscando uma resposta inatingível, ela foi atrás de pistas nos cinco continentes em corporações multinacionais, fundos de capital de investimento, pequenas empresas sociais e instituições de caridade.
Para recrutar e treinar seus exploradores para a busca, cofundou quatro organizações sem fins lucrativos que se encontram na intersecção da transformação econômica, social, cultural e ambiental. Apesar dos pés cansados, Marjorie e seus companheiros de viagem suspeitam que a resposta seja “sim”, vale a pena.
Coautor do livro Open Leaders.
A trajetória profissional de Mauro Peres mistura vivências executivas com a vida de empreendedor. Passou por empresas como Arthur Andersen, C&A, Microsoft, UOL e IDC. Como presidente da multinacional IDC no Brasil, teve a oportunidade de fazer milhares de apresentações no mundo todo sobre os mercados de tecnologia e telecom.
Em 2011, fundou o MBA60, empresa que teve o primeiro investimento dos Harvard Angels no Brasil e, mais recentemente, a Reset e a Disc2work.
“Na Reset e no OPEN, realizo o meu propósito pessoal, que é ensinar de forma prática como as pessoas podem ser mais produtivas e felizes.”
Participou do desenvolvimento do modelo OPEN e é um dos fundadores à frente da Open Leaders Organization, organização sem fins lucrativos formada por líderes que estão fazendo uma verdadeira revolução na maneira como as organizações são geridas.
Autor de Para além do capitalismo – Um novo olhar para os desafios de um sistema em esgotamento.
Michael Spence nasceu no Quênia em 1931. Aos 15 anos, sua família retornou à Inglaterra, onde frequentou a Michael Hall School. Depois de se formar e servir ao exército, ele trabalhou em uma empresa de exportação em Londres, depois para a polícia do Quênia, como vendedor de enciclopédias e no mercado financeiro.
Aos 36 anos, recebeu um convite de Francis Edmunds para ajudar na criação da Emerson College, em Sussex, Inglaterra. Spence esteve envolvido com a Emerson College por quase trinta anos, sendo responsável pelas finanças, administração e pelo campus. É autor de Freeing the Human Spirit — The Threefold Social Order, Money & the Waldorf School (1999) e The Story of Emerson College – Its Founding Impulse, Work and Form (2013), ambos sem tradução para o português.
Autor do livro Um mundo de três zeros – A nova economia de zero probreza, zero desemprego e zero emissões líquidas de carbono (título original: A world of three zeros – The new economics of zero poverty, zero unemployment, and zero net carbon emissions).
Muhammad Yunus, natural de Bangladesh, foi educado na Universidade de Dhaka e recebeu uma bolsa Fulbright para estudar Economia na Universidade Vanderbilt. Em 1972, tornou-se chefe do departamento de economia da Universidade de Chittagong, em seu país natal.
“Muhammad Yunus demonstrou ser um líder capaz de traduzir visões em ações práticas para o benefício de milhões de pessoas, não apenas em Bangladesh, mas em muitos outros países também.” — Comitê Nobel Norueguês, responsável pelo Prêmio Nobel da Paz.
É o fundador do Grameen Bank e o pai do microcrédito, um movimento econômico que ajudou a tirar milhões de famílias da pobreza em todo o mundo. É também o criador do conceito de negócios sociais. Yunus e o Banco Grameen são os vencedores do Prêmio Nobel da Paz de 2006.
Visite o site do Yunus Centre: www.muhammadyunus.org
Autora do livro As guerreiras na história Pataxó.
Nitynawã Pataxó nasceu na Aldeia Imbiriba, município de Porto Seguro, Bahia. Filha de Taquara e Macuco, vem de uma família tradicional Pataxó, com seis irmãos. Até os 14 anos, morou na mata, convivendo com os costumes do seu povo originário. Mudou-se para Coroa Vermelha, onde se formou em Licenciatura Intercultural Indígena pelo Instituto Federal de Educação da Bahia (IFBA).
Vim de uma família tradicional Pataxó. Nasci e cresci na mata, no convívio com a minha cultura e meu povo. Tive a oportunidade de vivenciar algo que meus filhos não tiveram: cresci dormindo nas camas de vara (tarimba), me cobrindo com esteira, em volta da fogueira. Me alimentei com alimentos naturais, peixe assado na brasa, siri e outros alimentos, comendo na cuia. Tomava banho com as raízes do pacari, casca da ingá. (…) Escrevi este livro porque queria contar a nossa verdadeira história, porque os livros trazem histórias que não foram contadas por nós. É uma visão de fora, saída da memória de uma mulher Pataxó.
Em 1997, ao lado de suas irmãs Jandaya e Nayara, imergiu em um resgate de suas tradições numa área conhecida como Reserva da Jaqueira e de lá saiu determinada a construir uma comunidade que devolvesse às famílias Pataxó a convivência e os cuidados daquela floresta. Em 1999 fundaram a Aspectur – Associação Pataxó de Ecoturismo. Além de uma liderança feminina, Nitynawã é hoje porta-voz no movimento de sustentabilidade econômica aliada à preservação ambiental e cultural dos povos indígenas.
Autor do livro O Músculo da Alma – A chave para a sabedoria corporal.
Trabalhando com o método Nuno Cobra desde 1984, Nuno Cobra Jr. acompanhou seu pai durante o treinamento de Ayrton Senna e de tenistas profissionais como Cesar Kist, Claudia Monteiro e Patrícia Medrado. Residiu na Inglaterra para cuidar da preparação física dos pilotos Rubens Barrichello e Pedro Paulo Diniz (Fórmula 3 inglesa). Foi treinador do mesa-tenista Hugo Hoyama, que se tornou um dos maiores medalhistas brasileiros em campeonatos pan-americanos. Atualmente, desenvolve o treinamento de atletas, como o campeão mundial e primeiro medalhista olímpico de surf profissional da história Ítalo Ferreira e o piloto Guilherme Samaia, bem como de pessoas comuns, dentre as quais diversos executivos e empresários.
Desde 1994, tem se dedicado ao estudo da qualidade de vida e da prevenção, tornando-se um especialista em mudanças de hábito e saúde integrativa, criando conceitos e estratégias inovadoras no tratamento da obesidade e outros desequilíbrios. É reconhecido como uma das principais vozes da renovação do treinamento físico e da saúde integral.
Nuno defende que o treinamento intervalado de alta intensidade, ou “fast training” como é chamado, é a “fast food” da atividade física. Durante 12 anos, ele se dedicou a pesquisas sobre o tema e, agora, por meio do livro O Músculo da Alma – A chave para a sabedoria corporal, propõe uma ruptura com esses métodos, considerados por ele ultrapassados.
“O modelo de treinamento atual chegou ao seu limite, ao seu ponto máximo de radicalidade, o que demonstra que uma nova era no treinamento se aproxima.”
Neste processo de pesquisa, conversou com fisioterapeutas, doutores em educação física, fisiologistas, ortopedistas, cardiologistas e nutricionistas, e criou, com o apoio desses especialistas, um movimento em prol da verdadeira sabedoria corporal. Chamado de Movimento do Treinamento Consciente, a iniciativa tem a missão de estabelecer uma comunicação entre os diversos profissionais, expandindo o conhecimento de cada um para além da sua especialidade e trazendo à população a consciência no cuidado com o corpo. Cuidado esse real e acessível para todos. “O que é integridade? É perceber que, essencialmente, não há nada que precise ser melhorado em você.”
Ao quebrar velhos paradigmas relacionados à saúde corporal e mental, Nuno apresenta em seu livro um novo caminho para a transformação pessoal e o autoconhecimento. Um caminho oposto ao ideais inatingíveis de felicidade e sucesso construídos pela indústria, seja a indústria do corpo, do fitness ou mesmo da autoajuda.
Autor de O Essencial da Teoria U – Princípios e aplicações fundamentais (título original: The Essencials of Theory U – Core principles and applications).
O Dr. C. Otto Scharmer é professor sênior do MIT e cofundador do Presencing Institute. Scharmer introduziu o conceito de presencing (presenciamento) — aprender com o futuro emergente — em seus livros mais vendidos, Teoria U e Presença (esse último, em coautoria com Peter Senge, Joseph Jaworski e Betty Sue Flowers).
Em 2015, ele cofundou o MITx u.lab, um curso on-line aberto que tem como objetivo conduzir mudanças profundas e que, desde então, vem ativando um ecossistema global de renovação social e pessoal envolvendo mais de 100 mil usuários de 185 países. Com seus parceiros de trabalho, ele facilitou laboratórios de inovação para reinventar negócios, finanças, educação, saúde e governo em diversos lugares.
Otto recebeu o Prêmio Jamieson de Excelência em Ensino do MIT (2015) e o European Leonardo Corporate Learning Award (2016). Sua visão é criar uma universidade global de pesquisa-ação para transformação social que integre ciência, consciência e mudança social.
Para mais informações, visite www.ottoscharmer.com.
Coautor do livro Open Leaders.
Pedro Mello divide seu tempo entre a Reset, onde ajuda líderes de organizações em processos de transformação cultural, e a Open Leaders Organization, organização sem fins lucrativos formada por líderes que estão fazendo uma verdadeira revolução na maneira como as organizações são geridas.
Em sua trajetória profissional, passou por algumas multinacionais, como Arthur Andersen, Borland e Microsoft, antes de encontrar a vocação
como empreendedor. Em 2002, foi reconhecido como Global Leader for Tomorrow pelo World Economic Forum, depois de ter criado a primeira incubadora de negócios digitais no Brasil. Além do empreendedorismo e das startups, tem mais de vinte anos de experiência em franquias, da gestão de redes a membro e presidente da Comissão de Ética da Associação
Brasileira de Franchising. Foi também membro do Conselho da Plan
International por cinco anos.
“Sou um idealista movido a quebrar padrões, questionar o status quo e provocar as pessoas a pensarem fora da caixa e a saírem de suas zonas de conforto. Às vezes, passo um pouco do ponto, mas como a intenção é sempre boa, os desconfortos se transformam em movimento – e o movimento, em mudança.”
Publicou os livros Startup Brasil e Guia de Sobrevivência do Empreendedor, além de produzir as séries 7 Pecados Capitais do Franchising e Franquias de Alta Performance. Foi também colunista da revista Exame e autor do Blog do Empreendedor, no portal Exame.
Coautor de Capitalismo Consciente Guia Prático – Ferramentas para transformar sua organização (título original: Conscious Capitalism Field Guide – Tools for transforming your organization).
Raj Sisodia é Distinguished Professor de Negócios Globais da F.W. Olin Graduate School e pesquisador acadêmico do Whole Foods Market em Capitalismo Consciente na Babson College. Também é cofundador e presidente emérito do Conscious Capitalism, Inc. e tem PhD em marketing pela Columbia University. Raj é coautor do bestseller do New York Times e do Wall Street Journal, Capitalismo Consciente: Libertando o espírito heroico dos negócios (2014) e do bestseller do Wall Street Journal, Todos são importantes (2015).
Ele foi nomeado um dos Ten Outstanding Trailblazers (em tradução livre, Dez Desbravadores Excepcionais) de 2010 pela Good Business International e um dos Top 100 Thought Leaders in Trustworthy Business Behavior (em tradução livre, 100 Melhores Pensadores em Comportamento Empresarial Confiável) pela Trust Across America em 2010 e 2011. Raj recebeu um doutorado honorário da Johnson & Wales University em 2016.
Raj publicou dez livros e mais de cem artigos acadêmicos. Seu livro Empresas Humanizadas foi apontado como o melhor livro de negócios de 2007 pela Amazon.com. Ele foi consultor de várias empresas, incluindo AT&T, Nokia, LG, DPDHL, POSCO, Kraft Foods, Whole Foods Market, Tata, Siemens, Sprint, Volvo, Walmart, Rabobank, McDonald’s e Southern California Edison. Ele faz parte do conselho de diretores da The Container Store e é curador do Conscious Capitalism, Inc.
Autor do livro Truthtelling – Por marcas mais humanas, autênticas e verdadeiras.
Raul Santahelena é professor na Miami Ad School – ESPM e colaborador do Adnews e do Meio & Mensagem. Formado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, com especialização pela Syracuse University. Autor do livro Muito Além do Merchan – Como Enfrentar o Desafio de Envolver as Novas Gerações de Consumidores, lançado em 2012, atua na área de publicidade da Petrobras.
Conheça mais sobre seu trabalho: www.raulsantahelena.com
Renata Brunetti é autora do livro Repense suas escolhas – Seus hábitos de vida, de consumo e de trabalho moldam o mundo.
Mãe, avó, doutora em psicologia social pela PUC de São Paulo, fundadora e diretora da empresa B Change for Good. Atua há quase 30 anos na mobilização de pessoas e empresas em direção a uma sociedade consciente de suas ações, focada em reduzir a desigualdade social e promover um mundo sustentável.
Para palestras e rodas de conversas, entre em contato pelo e-mail: [email protected]
Autor de Vamos falar de ESG? – Provocações de um pioneiro em sustentabilidade empresarial.
Ricardo Voltolini é um dos primeiros consultores em sustentabilidade empresarial do Brasil, tendo atendido, em mais de duas décadas, 350 empresas. CEO da consultoria Ideia Sustentável e da Plataforma Liderança com Valores, e diretor de sustentabilidade da ABRH Brasil, Voltolini escreveu onze livros, dentre os quais Conversas com Líderes Sustentáveis (Senac SP, 2011), Escolas de Líderes Sustentáveis (Elsevier, 2014) e Sustentabilidade como Fonte de Inovação (Ideia Sustentável, 2015).
Ex-consultor da TV Cultura e da TV Globo, e atual colunista de ESG da revista Época Negócios (Globo), Voltolini é professor convidado da Fundação Dom Cabral. Em 2008, criou uma metodologia própria para desenvolver estratégias de sustentabilidade e ESG. Membro do Comitê de Sustentabilidade da AES Brasil e conselheiro da Wiimove, do Centro Sebrae de Sustentabilidade, da ABRAPS – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável, do Museu Planeta Água e da Virada Sustentável, Voltolini completou, em outubro de 2021, 1.500 palestras e workshops em sustentabilidade empresarial.
Nos últimos quinze meses, coordenou a elaboração de trinta estratégias de ESG para grandes empresas brasileiras.
Autor do livro Humanos de Negócios – Histórias de homens e mulheres que estão (re)humanizando o capitalismo.
Rodrigo V. Cunha estuda movimentos contemporâneos de evolução da humanidade para interpretar e compartilhar conteúdos em diferentes formas: palestras, textos, apresentações, artigos e conversas. É fundador e CEO da ProfilePR, uma agência de relações públicas que conta histórias de marcas e pessoas que trabalham com sustentabilidade, impacto positivo e projetos regenerativos.
Em 2018, provocado por um insight, criou o projeto Humanos de Negócios. Foi o primeiro embaixador do TED no Brasil e organizou o livro Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto, escolhido pela revista Exame como um dos 10 melhores do mundo em 2004.
“Nas entrevistas que foram matéria-prima do Humanos de Negócios aprendi sobre humanidade. Sobre crescer em uma família com valores (independentemente de posses). Sobre tomar decisões corajosas que vão impactar o negócio e até comprometer seu crescimento. Sobre nunca abrir mão de crenças por uma rentabilidade maior. Sobre servir a algo maior do que acionistas — que muitas vezes nem sabemos quem são.”
Idealizou a rede +SocialGood, para a United NationsFoundation. É membro da NELIS, rede global de líderes pela sustentabilidade, conselheiro do Civi-Co e membro-fundador do movimento AGORA!
Rodrigo é porto-alegrense, tem 44 anos, é casado, tem três filhos e surfa desde os 12 anos.
Coautor de Os Novos Empreendedorez – Mude a forma como você joga a vida (título original: The New Entrepreneurz – Changing the way you play life).
Ronen Gafni é o criador e fundador do FreshBiz e tem sido um empreendedor por toda sua vida. Ronen vive em Israel e já treinou cerca de 5 mil pessoas de mais de 20 países no processo de desenvolvimento de um mindset empreendedor. Desde startups, empresários e executivos até membros de conselhos empresariais, conferências e alunos de MBA.
Coautora do livro A educação no divã – Por que o modelo de ensino vigente está tão distante da formação dos líderes de que precisamos?
Rosana Costa é apaixonada pelo desenvolvimento humano, curiosa pelo conhecimento e inquieta quando o assunto é educação. Adotou três lemas que a inspiram para a vida: “Compartilhe o que aprende”, “Conhecimento transforma” e “Viajar é bom demais”. Casada com Mauro, é mãe de duas meninas, Daniela e Helena, o que considera sua maior contribuição para um mundo mais humano.
Sua trajetória na educação começou aos 16 anos como auxiliar de professora. Desde então, convive com a rotina escolar. Passados vários anos, a paixão para trabalhar com crianças, adolescentes e jovens só aumentou. Ama o dinamismo do ambiente escolar, onde encontra estímulo para buscar conhecimento e se aperfeiçoar constantemente. Ao mesmo tempo que observa, também questiona sobre qual o papel das instituições de ensino e como deveria ser a escola na vida do aluno.
Formada em Psicologia e pós-graduada em Neuropsicologia, acumula mais de 20 anos de experiência no ambiente educacional. É practioner em Programação Neurolinguística. Certificada como facilitadora dos jogos FreshBiz Game, Purpose Mining Game, Jogo do Protagonismo e Maha Lilah, utilizados como ferramentas para desenvolver pessoas em um mundo em constante mudança. Contribuir para uma formação mais humana é o seu propósito de vida.
Autor do livro O Manual da Empresa B – Como usar os negócios como força para o bem (título original: The B Corp Handbook – How to use business as a force for good).
Residente em São Francisco, nos Estados Unidos, Ryan Honeyman é consultor, coach executivo e palestrante. Em seu trabalho, ajuda as empresas a economizar dinheiro, melhorar a satisfação dos funcionários e aumentar o seu valor de marca, auxiliando-as a maximizar o valor dos seus esforços em prol da sustentabilidade. Também orienta as organizações a como se certificar e prosperar como Empresas B. Entre os seus clientes estão a Ben & Jerry’s, Klean Kanteen, Nutiva, McEvoy Ranch, Opticos Design, CleanWell, Exygy e Filene Research Institute.
Ryan é um dos fundadores da Honeyman Sustainability Consulting, uma Empresa B Certificada que foi homenageada – juntamente com a GoLite, a Method, a New Belgium Brewing Company, a Patagonia e a Seventh Generation – ao figurar na lista de Melhores Empresas B para o Meio Ambiente. A classificação reconhece os negócios que obtiveram pontuação mais alta dentre todas as Empresas B do mundo no quesito impacto ambiental positivo.
Ryan também foi homenageado duas vezes pelo B Lab – organização sem fins lucrativos que certifica as Empresas B e administra o movimento – como vencedor do prêmio Defensor da Empresa B por sua liderança no fomento da colaboração entre os membros da comunidade de Empresas B.
Em sua formação, possui diploma de bacharel pela Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, e de mestrado pela London School of Economics and Political Science.
Autor e ilustrador do livro Baleia, publicado pelo selo infantil Vooinho.
Sérgio Campante nasceu em Belo Horizonte em 1975. Passou a infância desenhando em Brasília e fez faculdade no Rio de Janeiro. Hoje é pai, designer, ilustrador e surfista nas horas vagas.
Em Baleia, Campante reúne diversas de suas paixões: o mar, os animais, a infância e os livros.
Coautor de Os Novos Empreendedorez – Mude a forma como você joga a vida (título original: The New Entrepreneurz – Changing the way you play life).
Simcha Gluck é de Israel e um empreendedor em série com extensa experiência em vendas, marketing e coaching. Atualmente, como fundador do FreshBiz, Simcha vive sua paixão por viajar e ensinar pessoas ao redor do mundo a levar suas vidas e seus negócios para o próximo nível, por meio do pensamento empreendedor e do jogo FreshBiz.
Coautora de Fake News – Não se deixe enganar!.
Simona Levi é dramaturga, pesquisadora e ativista focada na renovação da democracia na era digital, no uso estratégico de ferramentas digitais e no combate à corrupção.
Nascida na Itália, Simona reside em Barcelona, na Espanha, onde fundou a plataforma de ativismo digital Xnet e idealizou o curso de pós-graduação em Tecnopolítica e Direitos na Era Digital (Universidade de Barcelona). É também coautora do livro #FakeYou (Raig Verd, 2019), sem edição em português.
Coautor do Ativador de Negócios Conscientes – Aplicando os fundamentos do Capitalismo Consciente em sua organização (título original: The Conscious Business Activator).
Steve Havill é cofundador do Capitalismo Consciente na Bay Area, ao norte da Califórnia (incluindo quatro cidades na região), e diretor geral da Conscia Ventures (www.consciaventures.com), empresa que desenvolve a liderança para atuar com base nos fundamentos do Capitalismo Consciente.
Ilustradora do livro A menina que abraça o vento – a história de uma refugiada congolesa, publicado pelo selo infantil Vooinho, e uma das ilustradoras do livro Narrativas Negras – Biografias ilustradas de mulheres pretas brasileiras.
Suryara Bernardi mora em Belo Horizonte e vem se dedicando a criar imagens e livros para o público infantil e infantojuvenil. Ilustrou Doze Lendas Brasileiras, de Clarice Lispector, pela Editora Rocco, entre outros livros, além de contribuir para filmes de animação e quadrinhos.
Conheça mais sobre seu trabalho: suryarabernardi.tumblr.com
Coautor do livro Muitas vozes uma canção – Autogestão por meio da sociocracia (título original: Many voices one song: Shared power with sociocracy).
Ted J. Rau nasceu e cresceu na Alemanha. Estudou linguística, literatura e história, em Tubingen e na Bolonha, graduando-se com o equivalente a um PhD em linguística para trabalho em sintaxe e semântica. Para ele, a linguística tem uma missão social, pois estuda a forma como as pessoas falam, e não como algumas pessoas acham que deveriam falar.
“Todas as vozes são importantes – e qualquer coisa que dizemos é sempre uma expressão perfeita da mente humana.”
Em 2012, mudou-se para uma comunidade de cohousing que havia acabado de adotar a sociocracia. Logo se interessou pelo tema e, por meio dele, aproximou-se de Jerry Koch-Gonzalez. Juntos, fundaram a Sociocracy For All (SoFA), onde atualmente atua em torno da produção de conteúdo, tecnologia e rede.
Ted ainda vive nessa mesma comunidade, lar de suas filhas, Helena, Sophia, Antonia, Julia e Emilia.
Autor e ilustrador do livro As viagens de Carlos.
Thiago de Castro nasceu e cresceu em São Paulo, cidade onde pegou muitos ônibus para ir e vir, pensando na vida e criando histórias a partir das inúmeras possibilidades que via pela janela.
Trabalha em bibliotecas e espaços culturais desde 2012, a partir de onde nutriu sua vontade de ler e também escrever histórias. Publicou seu primeiro livro de contos em 2019 (Aurora, Editora Kazuá), além de ter participado de algumas antologias de contos.
Na literatura infantil, publicou pela Editora Tigrito o livro O quintal que ainda tínhamos, em 2020. O livro As viagens de Carlos, pela Vooinho, é sua primeira experiência como autor e ilustrador.
Coautor do livro Megaflorestas – Preservar o que temos para salvar o planeta (título original: Ever green – Saving big forests to save the planet).
Thomas E. Lovejoy viveu seu primeiro encontro com uma grande floresta quando chegou a Belém, cidade portuária da Amazônia, no Brasil, em junho de 1965. O sonho que até então cultivava de fazer um doutorado no leste da África foi imediata e permanentemente eclipsado pela experiência de estar na maior floresta tropical do mundo, um lugar com o tamanho dos 48 estados americanos. A Amazônia estava além dos devaneios mais loucos de um biólogo: era vasta, repleta de diversidade biológica (termo que ainda não havia sido cunhado), possuía uma miríade de povos indígenas e abrangia partes de oito países.
Tom foi um inovador na conservação. Foi o primeiro a usar o termo “diversidade biológica”, em 1980. Naquele ano, produziu uma projeção inédita de extinções globais para o governo de Jimmy Carter nos EUA. Desenvolveu os programas de troca de “dívida por natureza” e liderou o Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais, experimento em larga escala com mais de quarenta anos que mostra como a fragmentação da floresta afeta as espécies de plantas e animais, o clima e outros aspectos dos ecossistemas. Com dois livros coeditados, Tom é considerado o fundador do campo da biologia das mudanças climáticas. Foi também criador da Nature, uma popular série de televisão nos EUA.
Até sua morte, em dezembro de 2021, atuou como membro sênior da Fundação das Nações Unidas e professor no Departamento de Ciência e Política Ambiental da George Mason University. Anteriormente, ocupou cargos sênior no Heinz Center for Science, Economics, and the Environment, no Banco Mundial, no Smithsonian Institution e no World Wildlife Fund. Atuou em conselhos científicos e ambientais nos governos Reagan, Bush e Clinton. Tom possuía graduação e doutorado em Biologia pela Universidade de Yale.
Coautor de Capitalismo Consciente Guia Prático – Ferramentas para transformar sua organização (título original: Conscious Capitalism Field Guide – Tools for transforming your organization) e do Ativador de Negócios Conscientes – Aplicando os fundamentos do Capitalismo Consciente em sua organização (título original: The Conscious Business Activator).
Engenheiro com MBA Executivo em Finanças pela Business School São Paulo, a jornada corporativa de Thomas Eckschmidt incluiu o trabalho em vinte países diferentes, antes de lançar uma carreira empreendedora de sucesso que inclui doze prêmios de negócios, quatro patentes registradas e nove livros publicados.
Acreditando firmemente que os líderes e organizações empresariais podem gerar resultado fazendo o bem, Thomas vem promovendo o capitalismo consciente desde 2010. Ele cofundou uma representação (chapter) do Capitalismo Consciente no Brasil e no Peru, e apoiou o lançamento de chapters em outros países. Criou o primeiro programa de ensino à distância de Fundamentos do Capitalismo Consciente. Seu TEDx Talk sobre capitalismo consciente, primeiro conteúdo publicado a respeito do tema no idioma português, tinha mais de 230 mil visualizações até o início de 2019.
Thomas é cofundador e CEO da CBJ Conscious Business Journey, organização global sediada nos EUA que promove programas de formação em negócios conscientes. Formada por uma rede de 800 consultores, a CBJ atua em 20 países com o propósito de acelerar o “upgrade” das organizações.
Coautor de Capitalismo Consciente Guia Prático – Ferramentas para transformar sua organização (título original: Conscious Capitalism Field Guide – Tools for transforming your organization).
Timothy Henry tem mais de trinta anos de experiência trabalhando como um consultor de negócios confiável para altos executivos e líderes em todo o mundo, desde empresas da lista da Fortune 20 até negócios empreendedores administrados pelos proprietários.
Formado pela Universidade de Oxford, ele iniciou sua carreira na empresa de consultoria Booz Allen Hamilton e atualmente é coCEO e sócio-administrador da Bridge Partnership, consultoria global que ajuda líderes e organizações a se tornarem forças extraordinárias para o bem no mundo. Seu propósito é catalisar e orientar líderes e organizações a acelerarem suas jornadas para se tornarem grandes organizações e capitalistas conscientes.
Autor de Evitando Tsunamis – Descubra e desenvolva os valores que formam líderes e organizações maduras (título original: Avoiding Tsunamis – Discovering and developing your organization’s DNA).
Victor Pinedo Jr. é presidente da Corporate Transitions International e sócio da Culture Transitions & Integrity. Como consultor de mudança organizacional desde 1969, criou a Arquitetura Organizacional, um programa de transformação organizacional que é único em termos de eficácia a longo prazo. A Arquitetura Organizacional (AO) é usada atualmente por corporações em todo o mundo. Pinedo é o autor do bestseller sobre Arquitetura Organizacional Tsunami: construindo organizações capazes de prosperar em maremotos.
A experiência de Pinedo no mundo dos negócios é tão extensa quanto profunda. Tornou-se CEO da empresa de engarrafamento da Coca-Cola nas Antilhas Holandesas aos 23 anos e continua envolvido na administração das empresas de sua família, a VEPS Group, Inc. Já fez consultoria para Shell Oil, Bank of America, Hardees Food Systems, Petroleos de Venezuela, para empresas de engarrafamento “Division A” da Coca-Cola no Caribe, entre outras. Seu trabalho o colocou em contato com as culturas de diversos países, incluindo Austrália, Brasil, Canadá, Dinamarca, Espanha, Holanda, Itália, México e Venezuela, bem como Estados Unidos.
Pinedo liderou várias fusões, incluindo a da Refinaria Shell nas Antilhas Holandesas com as petroleiras venezuelanas, formando a nova Refinaria Isla, e a criação da Internexus, uma escola internacional de idiomas da Yázigi e a da EIE, um grupo de escolas inglesas sediado nos Estados Unidos. Participou da integração da equipe brasileira e da equipe norte-americana e europeia na Tritec, uma joint venture entre a Chrysler e a BMW do Brasil. Atuou por dez anos como consultor do Grupo Villares, no Brasil. Atualmente, trabalha em um projeto para integrar, em um novo grupo chamado KOCBA, todas as engarrafadoras da Coca-Cola no Caribe.
Foi copresidente da International School Connection e cofundador da Partners in Global Education (PGE), que, na época em que este livro estava sendo escrito, trabalhava em um programa que utilizaria a internet e reuniões ao vivo na integração de escolas em todo o mundo (China, Holanda, Suécia, Espanha, EUA, Brasil e outros países). A entrega do plano de marketing desse programa utilizou muitas das ferramentas ensinadas no “Total Product Blueprint”.
É um palestrante experiente, com uma longa lista de palestras, sendo fluente em holandês, espanhol, inglês, papiamento e português. Mestre em Psicologia, completou ainda todos os créditos de doutoramento em Administração de Empresas. É um terapeuta gestaltiano com certificação pelo Instituto Gestalt de Cleveland.
Para além de Evitando tsunamis e Tsunami: construindo organizações capazes de prosperar em maremotos, ele também já publicou Using Loevinger’s Ego Stages as the Basis of an Intervention Model (University Associates), Ego Stages as the Basis of an Intervention Model (in Group and Organization Studies) e The Role of Emotions in Building Successful Organizations, todos sem tradução para o português.
Para otimizar sua experiência de navegação, usamos cookies. Ao continuar no site, assumimos que você concorda com nossa Política de Privacidade.
Inscreva-se na nossa newsletter e receba as últimas novidades!